CEMADEN RJ alerta para temporais com grande volume de chuva no RJ a partir desta quinta, (21).

Chuva poderá ser acima de 200 milímetros em 24 horas. Região Metropolitana e Serrana podem ser as mais afetadas, diz alerta.

Por Redação Portal Fri Notícias em 20/03/2024 às 23:51:33

O CEMADEN-RJ, (Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) emitiu na noite desta quarta-feira, (20), um alerta para grande volume de chuva para o estado do RJ, para este fim de semana.

De acordo com o aviso, a partir da tarde desta quinta-feira, (21), há previsão de pancadas de chuva moderada a forte, devido ao efeito Pré-Frontal. A chegada de uma frente fria entre a noite desta quinta e madrugada de sexta, (22), provocará chuvas de moderadas a muito forte, (acima de 50 milímetros) acompanhadas de raios e rajadas de ventos moderados a fortes, gerando altos acumulados de chuva que podem ser acima de 200 milímetros em 24h.

A chegada da frente fria irá interromper a onda de calor e trará muita chuva para o estado. De acordo com o Climatempo, a quinta-feira será de sol e há condições para um novo pico de calor no estado. Porém, no fim do dia, conforme a frente fria se aproxima, nuvens carregadas começam a se formar e há previsão de pancadas de chuva, com potencial para temporais (chuva forte, raios e fortes rajadas de vento), na Costa Verde, no sul do estado (região de Resende/Volta Redonda), na Serra e no Grande Rio.

Entre a sexta-feira, (22), e o sábado, (23), a frente fria se desloca lentamente sobre o estado e provoca chuva em todas as regiões fluminenses. Esta é uma situação muito especial, pois a chuva indicada pelos modelos meteorológicos é realmente excepcional, diz o Climatempo.

Estima-se que, em algumas áreas, sobretudo nas Regiões da Baixada Fluminense, litoral norte e na região Serrana, entre a quinta-feira e o domingo (de 21 a 24 de março), possam ser acumulados volumes da ordem de 300 a 500 mm (volumes médios na região, não descartando que pontualmente esses valores possam ser ultrapassados). Outras áreas podem ter variações de 150 a 300 mm.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), também emitiu um alerta de 'Grande Perigo' para todo o estado do Rio entre sexta, (22), e domingo, (24). O alerta é válido também para algumas cidades de Minas Gerais e São Paulo.

Na noite desta quarta-feira, (20), a Prefeitura de Nova Friburgo, RJ, informou que toda equipe da Defesa Civil já está de prontidão e monitorando as previsões. Ainda de acordo com o executivo, toda a administração Municipal está mobilizada caso seja necessário implementar o Plano de Contingência e Proteção de Defesa Civil.

Em vídeo, o Prefeito Johnny Maicon e o Secretário Municipal de Defesa Civil, Evi gomes, trouxeram alguns esclarecimentos à população. Confira abaixo.


A Defesa Civil e as Prefeituras de várias cidades da Região Serrana já estão emitindo alertas sobre as fortes chuvas do fim de semana à população. Em caso de dúvida ou emergência, é importante entrar em contato com a Defesa Civil de sua cidade através do número 199 ou o número disponível de cada munícipio.

A Defesa Civil também disponibiliza alertas de chuva via SMS no celular. Para se cadastrar, basta enviar o CEP da sua localidade para o número 40199.


Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)