Petrópolis: Rua Teresa recebe edição do Festival ID:Rio 2024 - "Multiversos Sustentáveis"

Evento contará com palestras, desfile de 25 marcas locais e Deguste especial. Edição também acontece em Niterói e Rio de Janeiro.

Por Redação Portal Fri Notícias em 01/03/2024 às 17:41:17

O mais famoso polo de moda do Estado, a Rua Teresa, recebe nesta semana o Festival ID:Rio 2024, com o tema "Multiversos Sustentáveis". A abertura oficial acontece nesta sexta-feira, (01), no Teatro Imperial, local que abrigará as palestras do Enel Summit.

E, no sábado (02), ocorre o desfile collab de 25 marcas da Rua Teresa e uma edição especial da feira gastronômica Deguste. Além de Petrópolis, também receberão a 3ª edição do ID:Rio 2024 Niterói e Rio de Janeiro.

Inscrições para as palestras e para o desfile devem ser feitas através deste link.

"Esse é um presente para a Rua Teresa e para Petrópolis, que a ARTE trouxe em parceria com o ID:Rio 2024. Petropolitanos e visitantes terão oportunidade de receber informações importantes nas palestras, conferir os destaques das marcas da Nossa Rua no desfile e aproveitar a edição especial da Deguste. Nós, da ARTE, agradecemos a escolha da Nossa Rua, tendo a certeza que o evento trará ainda mais oportunidades comerciais e reforço econômico para a Rua Teresa", afirma a presidente da ARTE - Associação da Rua Teresa - Denise Fiorini.

ARTE e prefeitura são os apoiadores do ID-Rio 2024 na Rua Teresa. "Petrópolis é uma referência histórica no mercado da moda fluminense pela produção têxtil e seus pólos de compras. Por isso, receber o ID:Rio Festival será uma importante estratégia para o fortalecimento do setor em nossa cidade, e para disseminação do conceito de moda sustentável e criativa. Temas estes ligados à questão ambiental urgente que vivemos no mundo atual", observa o prefeito da cidade Rubens Bomtempo.

Claudio Silveira, diretor-geral do evento, enfatiza: "O nosso objetivo é provocar a indústria criativa. O evento faz com que as pessoas acreditem nos pequenos empreendedores autorais que têm uma história e um legado que precisam ser mantidos. O mundo inteiro precisa ver e abrir portas para esses talentos. Queremos ter oportunidade de qualificar os empreendedores, que são esquecidos pelos grandes grupos e empresas e não têm espaço no mercado da moda."

Confira a programação em Petrópolis:

01/03 - Teatro Imperial:
15h - Abertura oficial
16h - Palestra Enel: Consumo consciente e eficiência de custos com energia
17h - Palestra Visual Merchandising / por Grasylle Ferreira
18h - Palestra Inova Moda Digital / by Senai Cetiqt

02/03 - Rua Teresa
18h - Desfile de encerramento reunindo marcas locais

Para participar das palestras será necessário fazer inscrição na plataforma Sympla. A Deguste contará com a venda das cervejas artesanais que já são destaques na feira, além de venda de produtos gastronômicos e apresentação musical.

ID:Rio 2024: 3ª edição com atividades em Niterói e Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro mantém-se, há décadas, como um dos principais pólos de moda do Brasil: são cerca de 26.700 empresas, distribuídas em vários núcleos de moda, gerando mais de 195.000 postos de trabalho em toda a cadeia produtiva. Nesse contexto, surge o ID:Rio Festival, evento multiplataforma, com foco no empreendedorismo do trade da moda do Estado do Rio de Janeiro, reunindo formação, cultura, economia criativa e experiências em um line-up totalmente gratuito. O ID:Rio 2024 reúne esforços para levar informação, capacitação e, sobretudo, oportunidade para uma parcela fundamental da economia fluminense, cujo acesso a ferramentas de aprimoramento profissional, tecnológico e de gestão, ainda é relativamente restrito. Por isso, em 2024, além de Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro também recebem o evento.

Em Niterói, no dia 08/03 (sexta-feira), comemorando o dia da mulher, "Lécia by Letícia Spiller", com apoio do Istituto Europeo di Design (IED RJ), será o desfile mais aguardado, juntamente, com o show de Fernanda Abreu, para encerrar o primeiro dia na praça do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). No sábado (09/03), o Enel Summit passará o dia capacitando empreendedores, com diálogos sobre empreendedorismo, moda sustentável e protagonismo feminino, até o início dos desfiles "Beachwear de Cabo Frio", protagonizado por marcas do pólo criativo da associação dos lojistas da rua de biquínis, e "Coleção Energia by Almir França". Para finalizar, Johnny Hooker se apresenta em um
show exclusivo e gratuito.

Em seu último dia em Niterói, no domingo (10/03), o evento contará com o desfile "Mulheres do Brasil by Mulheres do Sul Global" e com o show de Toni Garrido. A praça do MAC também recebe o Mercado Criativo, que reúne microempreendedores de todo o estado, além de bares e restaurantes, emoldurando o palco dos shows.

No Rio de Janeiro, no dia 11/03 (segunda-feira), a programação é especial para mulheres empreendedoras, com workshops e a participação da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Encerrando o ID:Rio 2024, o evento chega à capital carioca, em um dia dedicado à sustentabilidade na gastronomia, com workshop duplo reunindo Rodrigo Gomes (Ponto do Ovo) e Luiza Souza @musadaspanelas), além de mesa redonda com histórias inspiradoras de empreendedorismo e economia criativa de nomes como Claudia Viana, subsecretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro Através dessas iniciativas, o evento abre espaço para o fortalecimento do diálogo de toda a cadeia produtiva da moda com a economia criativa.

O ID:Rio 2024 é apresentado por Enel Brasil, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio da Prefeitura de Niterói e da Prefeitura de Petrópolis, com realização da Equipe de Produção.

Serviço
Festival ID:Rio 2024

Teatro Imperial
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 192 – Centro, Petrópolis – RJ,
25620-150

Museu de Arte Contemporânea (MAC)
Endereço:
Mirante da Boa Viagem s/n, Boa Viagem, 24210-390,
Niterói, RJ. CEP: 24210-390

Biblioteca Parque Estadual
Endereço:
Endereço: Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro, Rio de
Janeiro – RJ, 20071-004

Dias: 1 a 11 de Março
Instagram: @idriofestival
Programação online, através do Instagram @idriofestival, e convites
gratuitos via Sympla.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)