Projeto "Interior na Cena" acontece neste mês em Duas Barras, RJ.

Adiado por conta das chuvas, projeto em Duas Barras acontecerá dia 20 de abril, na Praça Governador Portela.

Por Redação Portal Fri Notícias em 15/04/2024 às 21:53:37
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante quatro meses, os moradores e visitantes de seis cidades do Interior do Estado do Rio de Janeiro terão a oportunidade de assistir 12 obras de diretores consagrados, que se inspiraram na questão ambiental, com temas relacionados à água, ar, energia, lixo, agrotóxico, povos originários e desmatamentos.

O "Projeto Interior na Cena" apresenta em praças públicas, filmes como "Saneamento básico" e "Ilha das Flores", de Jorge Furtado, "Narradores de Javé", de Eliane Caffé, "Xingu", de Cao Hamburger, "Ruivaldo - O Homem que Salvou a Terra", de Jorge Bodanzky, "O Veneno está na Mesa", de Silvio Tendler , "Amazônia Sociedade Anônima", de Estevão Ciavatta, "O Sal da Terra", de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, entre outros.

Depois de Teresópolis e Casimiro de Abreu, Duas Barras será a terceira cidade a receber o Projeto, dia 20 de abril, sábado. Em seguida, o "Interior na Cena" se estenderá aos municípios de Carmo, Mangaratiba, terminando em 15 de junho, em Paraty.

A entrada será franqueada ao público e, antes das sessões, haverá um bate papo com a participação de atores, diretores, críticos de cinema e ambientalistas. A exibição dos filmes será numa grande tela inflável, de 10m x 6m, a partir de um projetor de 10k, de alta definição.

Idealizado e concebido pelo produtor e pesquisador Leonardo Conde, o "Projeto Interior na Cena" foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo RJ, e conta com a realização do Governo Federal, do Ministério da Cultura e do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Hoje, o meio ambiente está na pauta do dia, e o tema reflete nos filmes, na música, na literatura e em acalorados debates, que mobilizam diversos segmentos da sociedade.


Em Duas Barras

O Projeto "Interior na Cena" será aberto dia 20 de abril, sábado, às 19 horas, na Praça Governador Portela, com uma roda de bate-papo, com a participação de críticos de cinema e ambientalistas.

Às 19h 30, está programada a exibição de "Xingu" (2011), dirigido por Cao Hamburger e roteirizado por ele, Elena Soárez e Anna Muylaert. Estrelado por João Miguel, Felipe Camargo e Caio Blat, o filme conta a trajetória dos irmãos Villas-Bôas, a partir do momento em que se alistam para a Expedição Roncador-Xingu, parte da Marcha para o Oeste de Getúlio Vargas, em 1943. Distribuído para mais de quinze países, o longa foi assistido por cerca de 370 mil espectadores e arrecadou mais de quatro milhões de reais. Uma adaptação televisiva em quatro episódios foi transmitida pela Rede Globo entre 25 e 28 de dezembro de 2012.

O longa ficou em terceiro lugar na 14ª edição do Prêmio do Público para os títulos da mostra Panorama, entregue durante o Festival de Berlim. Concorreu para o melhor filme no Festival realizado em Oslo, Films from the South. No 7º Prêmio Contigo de Cinema ganhou a "Melhor Fotografia".

Em seguida, o público assistirá "Ruivaldo - O Homem que salvou a terra" (2019). Dirigido por Jorge Bodanzky, com co-direção e fotografia de João Farkas, o filme documenta a luta diária de Ruivaldo Nery para sobreviver diante das consequências do assoreamento do Rio Taquari, na região central do Brasil. Movido por sua intensa paixão pelo Pantanal e sabedor de sua fragilidade, Ruivaldo luta para salvar a terra onde nasceu e criou seus filhos. O documentário mobilizou e sensibilizou um grupo plural de pessoas, catalisando o desejo de trabalhar – sobretudo no âmbito da cultura – pela preservação do Pantanal. Participou da Especial Semana do Meio Ambiente da Mostra Ecofalante - Brasil.

Programação em outros municípios:

11/05 - Carmo - 19h

"O Sal da Terra"

Direção: Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado

"Para aonde foram as andorinhas"

Direção: Mari Correa


18/05 – Mangaratiba -19h

"A última floresta"

Direção: Luiz Bolognesi

"Quentura"

Direção: Mari Correa


15/06 - Paraty - 19h

"O Sal da Terra"

Direção: Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado

"Amazônia Sociedade Anônima"

Direção: Estevão Ciavatta


Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)