Energia Legal da Enel identifica mais de 120 furtos em Rio das Ostras, RJ.

Dois dos casos foram constatados em um supermercado e um restaurante onde os t√©cnicos detectaram adulteração nos medidores de energia; Projeto j√° removeu 24,3 mil furtos de energia em 60 edições.

Por Redação Portal Fri Notícias em 12/04/2024 às 00:56:59
Foto: Divulgação/Enel

Foto: Divulgação/Enel

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio durante a semana passada em Rio das Ostras, identificou mais de 120 irregularidades na medição de energia de unidades residenciais e comerciais. Dois dos casos foram constatados em um supermercado e um restaurante (pizzaria e sorveteria) onde os técnicos detectaram que os medidores de energia foram manipulados de modo a não registrar corretamente a energia consumida pelos estabelecimentos.

Com a intenção de combater irregularidades e furtos, o projeto, que est√° em sua 60¬™ edição, j√° identificou em torno de 24,3 mil furtos de energia, sendo 92% dos casos em resid√™ncias e 8% em comércios nas 28 cidades por onde passou desde o fim de 2019. "O trabalho integrado entre as diversas √°reas da empresa em conjunto com a Polícia Civil promove resultados muito relevantes no combate ao furto de energia. Ao minimizar este tipo de ocorr√™ncia em nossa √°rea de concessão, além de potencializar os bons resultados operacionais, geramos benefícios tanto para a companhia quanto aos clientes", afirmou Irapuã Prates, respons√°vel por Operações de Perdas da Enel Rio.

Além de ser crime com pena prevista de até oito anos de reclusão, as ligações irregulares impactam negativamente a qualidade do serviço prestado, prejudicam todos os consumidores da concession√°ria, com maior número de interrupções e, por vezes, dificultam o restabelecimento da energia elétrica. De acordo com estimativas da empresa, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

Adotar a pr√°tica popularmente conhecida como "gato" traz sérios riscos tanto para quem pratica o ato quanto à população de forma geral. Manipular um medidor de energia sem habilitação, ou fazer ligação direta na rede elétrica pode gerar choques e acidentes graves, inclusive fatais. Para denunciar furto de energia, basta acessar o aplicativo da Enel Rio ou ligar para 0800 280 0120. Não é necess√°rio se identificar.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma √°rea de 32.188 km¬≤. A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Comunicar erro

Coment√°rios

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)