Atividades físicas: Dicas para manter a saúde em 2024

Docente da Estácio fala sobre a importância de atividades para crianças e adultos

Por Redação Portal Fri Notícias em 03/01/2024 às 15:26:09
Foto: Pexels/William Choquette

Foto: Pexels/William Choquette

As férias proporcionam momentos ideais para relaxar, mas também para manter-se ativo e saudável. Nesse contexto, a prática de atividades físicas se torna essencial para o bem-estar geral, inclusive para as crianças.

Marcelo Carneiro, mestre e professor de Educação Física da Estácio, destaca a importância de promover atividades, jogos e brincadeiras lúdicas e divertidas para as crianças durante as férias. "Incentivar jogos ao ar livre, como corrida de saco, amarelinha, futebol, ou até mesmo brincadeiras na piscina, são excelentes formas de manter as crianças ativas e estimular o desenvolvimento motor e social", ressalta o especialista.

Após as festividades de Natal e Ano Novo, quando a ceia geralmente é um momento de confraternização em família, é possível adotar estratégias para movimentar-se e cuidar da saúde. Marcelo sugere alternativas para não ficar apenas sentado à mesa ou faze uso demasiado de celulares e jogos em celulares: "Inserir pequenas pausas para atividades, como uma caminhada leve após a refeição ou organizar brincadeiras físicas, como dança ou um jogo de queimada no quintal, podem ajudar na digestão e manter o corpo ativo".

Além disso, a prática regular de atividade física traz inúmeros benefícios à saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico, melhoria na disposição e sono, redução do estresse e controle de peso. Com o início do ano novo, é uma excelente oportunidade para estabelecer metas de vida saudável.

"O início do ano é propício para iniciar ou retomar práticas saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos. Começar com caminhadas, corridas leves, ou até mesmo sessões de alongamento, são ótimas opções para retomar a rotina de forma gradual e saudável", aconselha o professor.

Portanto, aproveitar as férias para manter-se ativo, incluir atividades físicas nas e estabelecer um compromisso com um estilo de vida saudável são atitudes essenciais para iniciar o novo ano com bem-estar e energia renovados.

Marcelo Carneiro - Ed Física (Foto: divulgação)

Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)