Secretaria de Saúde de Itaperuna, RJ, reforça atividades de combate ao Aedes aegypti

As ações são realizadas nos bairros e distritos, onde as equipes realizam mapeamento, detectando focos de mosquitos e eliminando-os, incluindo terrenos baldios e casas abandonadas.

Por Redação Portal Fri Notícias em 01/04/2022 às 22:10:21
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna, RJ, por intermédio da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) está reforçando as atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

As ações são realizadas nos bairros e distritos, onde as equipes realizam mapeamento, detectando focos de mosquitos e eliminando-os, incluindo terrenos baldios e casas abandonadas; também realizam a cobertura de caixas d´água; trabalho informativo e educacional; dentre outras ações.

Com o intuito de conscientizar e prevenir os moradores do município, a equipe de Educação e Saúde realiza trabalho em escolas, associações, e até mesmo nas ruas, divulgando os cuidados necessários que cada cidadão deve ter no combate ao mosquito. Além de palestras e rodas de conversa, as equipes realizam a distribuição de mensagens educativas, através de folders e panfletos.

Combate ao mosquito

A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti. Seguem algumas ações que a população deve realizar, pelo menos uma vez por semana:

Verificar se a caixa d"água está bem tampada; deixar as lixeiras cobertas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; cobrir bem a cisterna; e cobrir bem todos os reservatórios de água.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Vigilância Ambiental em Saúde (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS).

O contato também pode ser feito através de e-mail – [email protected] – quando um membro da equipe irá providenciar as devidas orientações sobre as demandas que venham a surgir.

Ainda é possível se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao Agente Comunitário de Saúde (ACS), que passará a informação à Coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde.
Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)