UFF Nova Friburgo inaugura nova Clínica de Fonoaudiologia

Centro de Excelência tem capacidade de realizar, gratuitamente, 480 atendimentos e 130 exames mensais

Por Paulo Maia em 01/04/2022 às 21:58:30
Clínica de Fonoaudiologia no Campus da UFF Nova Friburgo. (Foto: Divulgação)

Clínica de Fonoaudiologia no Campus da UFF Nova Friburgo. (Foto: Divulgação)

O Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) no município, inaugura na próxima segunda-feira, (04), a nova Clínica de Fonoaudiologia. A cerimônia ocorre às 14h e conta com a presença do professor dr. Antônio Claudio Lucas da Nóbrega, reitor da UFF.

A nova clínica é um Centro de Excelência em estudos científicos e práticas profissionais para acadêmicos do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, com capacidade para realizar, por mês, cerca de 480 atendimentos ambulatoriais e 130 exames, tudo de maneira inteiramente gratuita para a população de Nova Friburgo e de cidades vizinhas.

"Antes funcionávamos numa casa alugada. Agora temos uma estrutura ampla e adequada que vai funcionar dentro do campus, permitindo maior integração entre os alunos, os professores e os pacientes", ressalta a professora dr. Karla Anacleto De Vasconcelos, responsável técnica da clínica.

Estrutura

O projeto da nova Clínica de Fonoaudiologia da UFF é o resultado de um investimento de cerca de R$ 700 mil. Toda a estrutura é montada em containers especialmente preparados para o funcionamento de uma unidade ambulatorial de saúde na área de Fonoaudiologia. O espaço abriga seis consultórios, duas salas de exames auditivos, uma cozinha terapêutica e uma sala de supervisão.

Ambulatórios

Os atendimentos são realizados nos ambulatórios de Adulto e Idoso, Audiologia, Fonoaudiologia Geral, Linguagem Infantil, Motricidade Orofacial, Surdez e Voz. Além disso, são disponibilizados procedimentos fonoaudiológicos, como exames de avaliação auditiva e procedimentos específicos de avaliação ou terapia fonoaudiológica.

Exames e especialidades

De acordo com os responsáveis, a previsão é de que haja a realização de cerca de 130 exames por mês, como Audiometria Tonal Liminar, Imitanciometria, Pesquisa de Emissões Acústicas (famoso teste de orelhinha) e Avaliação e Reabilitação Vestibular Não Instrumentalizada (para casos de labirintopatias).

Dentre as especialidades, estão Disfagia, Fluência, Gerontologia, Linguagem, Motricidade Orofacial, Neuropsicologia e Voz. A clínica atende pacientes de todas as faixas etárias de maneira inteiramente gratuita.

Serviço

Para acessar o local, é obrigatório apresentar comprovante de vacinação na Portaria e usar máscara de proteção individual dentro das dependências da universidade.

A nova Clínica de Fonoaudiologia vai funcionar, a partir do dia 5 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, dentro do campus da UFF de Nova Friburgo, localizado na Rua Dr. Silvio Henrique Braune, 22, Centro.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 99810-1643 ou pelo site da clínica.

Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)