Indústria de Nova Friburgo, RJ, criou 1 mil empregos em 2021

Município está entre as quatro cidades fluminenses que mais geraram postos de trabalho no setor industrial no ano. Confecções são responsáveis pela maior parte das contratações.

Por Redação Portal Fri Notícias em 02/08/2021 às 12:01:54
Foto: Renata Melo/Firjan

Foto: Renata Melo/Firjan

A Indústria segue liderando o processo de recuperação econômica de Nova Friburgo e, consequentemente, do Centro-Norte Fluminense.

Em junho, o setor industrial abriu 147 vagas de trabalho, sendo 105 somente em Nova Friburgo. Com isso, a região tem saldo acumulado de 1.478 empregos formais no setor, sendo Nova Friburgo responsável por 74% deles (+1.090). A análise feita pela Firjan, a partir da plataforma Retratos Regionais, mostra ainda que no estado do Rio, o saldo foi de 15.962 contratações entre janeiro e junho de 2021.

Em junho, todas as regiões e 63 dos 92 municípios do estado apresentaram saldo positivo de contratações. No acumulado do ano, 70 cidades registraram saldo positivo, com destaque para a capital (+4.014), Macaé (+3.250), Niterói (+1.289), Nova Friburgo (+1.090), Volta Redonda (+1.019) e Campos dos Goytacazes (+1.005), com mais de mil novas vagas.

"Mais uma vez a nossa indústria demonstra a força e a resiliência já conhecida de outros tempos. As contratações mostram que há uma retomada em progresso, mas ainda assim, há falta de matéria-prima em alguns setores e insumos com preços altos. Os resultados demonstram um crescimento, mas ainda não podemos deixar a euforia nos cegar, já que é preciso avançar na vacinação e na aprovação das reformas pelo governo federal", enfatiza Márcia Carestiato Sancho, presidente da Firjan Centro-Norte.

Entre os segmentos industriais, o destaque em junho foi a Confecção de Artigos do Vestuário (+91) seguindo pela Construção Civil (+20), Fabricação de Produtos de Borracha e Material Plástico (+14) e Fabricação de Produtos de Metal (+13). No acumulado entre janeiro e junho deste ano, as empresas de confecção (+961) seguem destaque absoluto em contratações.

Em relações aos municípios, Nova Friburgo centralizou a maior parte das vagas com Carmo (+20) e Bom Jardim (+14) em sequência. Sumidouro (-1) e Cordeiro (-6) foram as únicas cidades com saldo negativo.

Considerando todos os setores econômicos, o Centro-Norte abriu 336 novos postos de trabalho em junho. Além da Indústria, os setores de Comércio (+122), Serviços (+63) e Agropecuária (+4) também registraram saldo positivo. No acumulado dos últimos seis meses, Serviços e Comércio criaram 621 e 426, respectivamente. Agropecuária segue com -7 vagas.

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. A plataforma pode ser acessada através deste link: Retratos Regionais | Firjan.


Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)