As Últimas
Publicidade
20 de set. de 2019
Publicidade 2

Programa ‘Gari Comunitário’ será lançado neste sábado na Calçada Fama, em Teresópolis, RJ.

Mutirão de limpeza marca o Dia Mundial da Limpeza no Centro e no Caleme.

Por: Redação

Neste sábado, (21), Dia Mundial da Limpeza Urbana, foi a data escolhida pela Prefeitura de Teresópolis, RJ, para lançar oficialmente o projeto ‘Gari Comunitário’. 

O lançamento acontece às 10h, na Calçada da Fama, no centro da cidade, onde várias atividades serão promovidas por instituições de ensino e projetos ambientais para marcar a edição 2019 do Dia Mundial da Limpeza.

Calçada da Fama recebe o Programa Gari Comunitário. (Foto: Divulgação)
Entre as ações, coleta de resíduos eletrônicos, oficina de reciclagem e peça teatral e roda de conversa sobre descarte correto de resíduos sólidos e preservação do meio ambiente, até às 16h, além de plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, na Praça Olímpica. 

Também haverá um mutirão de limpeza na Praça da Matriz de Santa Teresa, na Praça Olímpica e Calçada da Fama, no Centro, e no Caleme para marcar a data celebrada em todo o mundo.

Na Calçada da Fama, as ações serão promovidas pelo Sesc-Rio, Universidade Estácio de Sá, Recicla Ambiental, Humano Novo, Ipan (Instituto de Pesquisas Avançadas da Navegação) , Nova Vida e ItechBot Soluções Inteligentes, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. 

O projeto Humano Novo vai apresentar o piloto da proposta ‘Núcleo de Gestão de Resíduos/programas: educação ambiental, coleta seletiva e resíduos sustentáveis’.

A Universidade Estácio de Sá vai oferecer para as crianças uma oficina de criação de brinquedos com materiais recicláveis. ‘Separar é o Melhor’ será o tema da peça teatral apresentada pelo Sesc. Durante todo o evento, serão recolhidos materiais eletrônicos sem uso ou quebrados, por meio do ‘Recicla Terê’. 

Já na Praça Olímpica, o público em geral e os escoteiros da Nova Vida vão participar do plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, na Praça Olímpica, através do programa ‘Atitude Legal’, também em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro).

Programa Gari Comunitário

Novo projeto da Prefeitura com as Associações de Moradores, o ‘Gari Comunitário’ prevê a disponibilização de um zelador por bairro. 

Esses profissionais serão liderados pela Secretaria de Serviços Públicos com o apoio das Associações. A Associação indicará uma pessoa que terá a responsabilidade de varrição do bairro, de realizar pinturas nas calçadas, desentupir boieiros e realizar a capina do bairro.

O Gari Comunitário será uniformizado para identificação pelos moradores e receberá um carrinho com alguns equipamentos, tais como vassourais, alicates, enxadas e outros que sejam necessários para o trabalho de zeladoria do bairro.

Para participar do programa, a associação de moradores deve consultar a Chamada Pública neste linkpublicada no Diário Oficial Eletrônico, no último dia 2 de setembro. 

Os documentos solicitados devem ser entregues na Ouvidoria Geral, no 1º piso do Centro Administrativo Municipal Manoel Freitas – prédio do antigo Fórum (Av. Lúcio Meira, 375/sala 101, na Várzea). O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.  

Até o momento, do interior, foram habilitadas para participar as associações de moradores de Fazenda Alpina, Arrieiros, Santa Rita e Holliday; Vargem Grande e Água Quente, no interior. Na área urbana, as associações dos bairros Posse, Meudon e Vale da Revolta.


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Programa ‘Gari Comunitário’ será lançado neste sábado na Calçada Fama, em Teresópolis, RJ. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias