As Últimas
Publicidade
16 de ago de 2019
Publicidade 2

Programa de Petrópolis, RJ, será destaque no encontro de Defesa Civil de Grandes Metrópoles

Evento acontece no próximo dia 21 de agosto em Guarulhos, SP. 

Por: Redação

O Defesa Civil nas Escolas será destaque no 3º Encontro de Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil de Grandes Metrópoles, que acontece em Guarulhos (SP) no dia 21 de agosto. Participam representantes das prefeituras de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Campinas e da cidade sede do evento, que tem o objetivo de compartilhar experiências e desafios comuns em municípios com mais de um milhão de habitantes. A ideia é promover o intercâmbio entre os profissionais da área com foco nas ações de prevenção realizadas. 

Projeto Defesa Civil nas escolas. (Foto: Divulgação/Ascom)
Petrópolis foi convidada para o encontro por conta do pioneirismo e dos resultados do programa, que busca desenvolver a cultura de prevenção aos desastres de origem natural e de percepção de riscos entre as crianças e adolescentes, investindo na conscientização e nos ensinamentos na sala de aula. Por causa do Defesa Civil nas Escolas, o município já se tornou referência no Estado do Rio de Janeiro pela ação efetiva nas escolas.

Nos cinco primeiros meses letivos deste ano, o programa envolveu mais de 20 mil alunos em 631 atividades. Os trabalhos foram desenvolvidos em todas as 180 unidades da rede municipal, além de outras 30 particulares e outras duas estaduais. Os alunos trabalharam as ameaças de inverno. Neste semestre, serão desenvolvidos trabalhos que envolvam os riscos relacionados ao verão, como os deslizamentos de terra e as inundações.

“O trabalho em sala de aula é fundamental para que o futuro seja resiliente, criando uma cultura de percepção de riscos e de prevenção aos desastres de origem natural. Esperamos envolver ainda mais alunos neste semestre, quando trabalham as ameaças relacionadas ao período de chuvas fortes”, explicou o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato.

Apesar de estar em prática há pouco tempo, o programa de Petrópolis se tornou referência para todo o Estado do Rio de Janeiro. Membros do Conselho Gestor de Defesa Civil das Regiões Norte e Noroeste do Estado (Cogesdec) e representantes dos municípios da Região Serrana estiveram na cidade conhecendo o programa.

“É uma grande honra apresentar um programa criado pela nossa gestão para outros municípios. O Defesa Civil nas Escolas está se tornando uma grande referência na prevenção aos desastres de origem natural. Se o programa fosse criado no passado, o nosso presente seria completamente diferente, com cidadãos mais conscientes”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

O programa também já rendeu um prêmio para a prefeitura. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) vai entregar um pluviômetro semiautomático e um kit educativo para serem usados dentro da política pública.


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Programa de Petrópolis, RJ, será destaque no encontro de Defesa Civil de Grandes Metrópoles Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias