As Últimas
Publicidade
11 de mar de 2019
Publicidade 2

Após recesso do Carnaval, aulas retornam nas unidades da rede municipal de Educação de Petrópolis, RJ.


Obras em espaços educacionais terão continuidade ao longo do ano. Aulas retornaram nesta segunda-feira, (11).


Por: Redação


O atendimento nas 182 unidades da rede municipal de Educação de Petrópolis, RJ, escolas e Centros de Educação Infantil – retornaram nesta segunda-feira (11), após o recesso do Carnaval, com 30 escolas que passaram por revitalizações neste início de ano. 

Escolas passaram por reformas durante o Carnaval. (Foto: Divulgação/PMP)
As reformas compreenderam troca de telhados, pintura, manutenção da rede elétrica e adaptações de banheiros e salas para educação infantil. Em outras 39 unidades as intervenções começam nos próximos dias – sem interferir, no entanto, na rotina dos alunos.

“Esse serviço de manutenção não para. A rede municipal de ensino é muito extensa, com 182 unidades e os prédios que são variados. Hoje trabalhamos para recuperar anos que estes espaços ficaram sem receber manutenção, por isso, o trabalho terá continuidade ao longo de todo ano. 

Brinquedoteca no CEI Comac (Foto: Divulgação/PMP)
A Secretaria de Educação monitora as escolas, ouve as diretoras e atende as necessidades, de acordo com a disponibilização orçamentária”, avalia o prefeito Bernardo Rossi.

Uma das escolas que recebeu reforma no início do ano foi a São Cristóvão, na Praça Pasteur. A escola ganhou um novo refeitório, nova cozinha e sala de leitura, além de duas novas salas de aula. Um espaço para o recreio também funcionará no 4º andar – em um salão que foi disponibilizado pela paróquia.
Já a Escola Monsenhor Cirilo Calaon, no Jardim Salvador, recebeu pintura nova, reforma nos banheiros e colocação de vasos e pias adaptados nos banheiros. Fraldários também foram construídos nas salas da educação infantil. 

O Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio também recebeu melhorias como pintura das salas e conserto das janelas e para garantir a reforma completa do prédio, um processo de licitação foi aberto. O CEI Déa Lúcia, na Castelânea também recebeu pintura, piso novo no solário e reforma no refeitório.

Outra unidade de ensino que recebeu reforma foi a Comac. A unidade que atende 564 alunos – sendo 198 no Centro de Educação Infantil, recebeu melhorias como trocas de janelas para melhorar a ventilação no espaço – inclusive foi aberta uma janela de 2x1 metros no berçário. Também no berçário foi construído um lactário para atendimento dos bebês e o lactário dos alunos do 1º período foi reformado. 

Fachada da Escola Municipal Monsenhor Cirilo Calaon. (Foto: Divulgação/PMP)
As telhas e o piso do solário foram trocadas e foram colocados corrimões nas rampas de todo o prédio. Na reforma também foi colocado gesso nas paredes e todo o CEI passou por pintura. Além disso, a Secretaria de Educação instalou telas nas janelas que ainda não tinham a proteção e também está providenciando melhorias para acessibilidade.

“Foi um trabalho minucioso que contou com o apoio dos funcionários da escola. O espaço está diferente, com nova pintura, ficou mais aconchegante para os alunos. Na Comac ainda foram criados espaços diferenciados para as crianças como salinha do cinema e brinquedoteca”, disse a secretária de Educação, Marcia Palma.

Em dois anos, 81 unidades educacionais receberam melhorias

Mesmo com uma rede extensa – com 182 unidades educacionais – e que ficou sem manutenção por muitos anos, a Secretaria de Educação já realizou, em dois anos, reformas em 81 unidades educacionais –  30 só neste início de ano.
“Todos as solicitações de obras enviadas pelas direções das escolas e CEIs são analisadas pela equipe da Secretaria de Educação. Aos poucos estamos conseguindo atender aos pedidos de todas”, afirma Marcia Palma.

Em 2017 foram realizadas melhorias em 19 espaços e em 2018, outros 32 receberam verbas para adaptações. Nesse início de ano 30 unidades receberam melhorias que compreendem: reforma nos telhados, pintura, manutenção da rede elétrica e adaptações de banheiros e salas para educação infantil.

Além dessas reformas nas unidades escolares, o poder público está dando continuidade a obras que foram paradas na gestão passada. Uma delas é a da Escola São José do Caetitu - a unidade estava fechada desde 2016 porque o prédio estava em total abandono. 

Nesse ano a obra foi retomada com apoio da comunidade escolar e da Igreja: após a reforma, os alunos que, desde então estudam em Bonsucesso, poderão retornar à unidade. A obra compreende troca de telhado, rede elétrica até parte externa como a quadra esportiva. O diferencial desta obra, é adaptação do espaço – salas de aula e banheiro, com rampas de acessibilidade para cadeirantes.

Outra obra que estava paralisada desde 2016, a da EM Jandira Bordignon foi retomada e a expectativa é de que o novo prédio seja entregue ainda nesse primeiro semestre. Unidade terá 12 salas de aula e acessibilidade nos três andares, além de biblioteca e quadra poliesportiva.

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Após recesso do Carnaval, aulas retornam nas unidades da rede municipal de Educação de Petrópolis, RJ. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias