As Últimas
Publicidade
21 de dez de 2018
Publicidade 2

Cordeiro, RJ, comemora 50 anos da Biblioteca Municipal.

Comemoração dos 50 Anos da Biblioteca Pública Municipal Ítalo Mileno Lopes aconteceu na última quarta-feira, (19).

Por: Redação


Quem preza a literatura, ama os livros e não dispensa o prazer de uma boa leitura viveu momentos de grande emoção e contentamento na tarde do último dia 19 de dezembro, no Centro de Inclusão Digital Dilta de Carvalho Feijó, sede da Secretaria de Educação de Cordeiro que abrigou a Solenidade de Comemoração dos 50 Anos da Biblioteca Pública Municipal Ítalo Mileno Lopes.

Autoridades exibem material alusivo aos 50 Anos da Biblioteca Municipal. (Foto: Cícero Marra)
Dezenas de pessoas, entre autoridades públicas, personalidades das artes e leitores assíduos encontraram um clima de festa desde o primeiro momento, já que o cinquentenário teve uma programação especialmente preparada pelas funcionárias da Biblioteca Municipal, que não mediram esforços para proporcionar aos convidados momentos agradáveis numa tarde inesquecível e muito agradável.

Mestres de cerimônia do evento, o secretário de Cultura, Luiz Antônio Medeiros, e sua fiel escudeira Rejane Nunes comandaram com sutileza e perfeição cada sequência do dia do cinquentenário. No primeiro instante, uma bela demonstração de reconhecimento às servidoras de ontem e de hoje, que de forma direta fazem parte da construção da história do espaço cultural tão importante para os munícipes cordeirenses.

Familiares da saudosa Ione Pecly participando das homenagens dos 50 Anos.
(Foto: Cícero Marra)
Representando a Administração Municipal, o prefeito Luciano Batatinha acompanhou toda programação ao lado da vice-prefeita Maria Helena e da secretária de Educação Telma Macedo. Os integrantes do Poder Executivo fizeram um discurso similar, destacando as gerações de pessoas que foram beneficiadas através das pesquisas colegiais ou mesmo se associando à Biblioteca Municipal para manter intacto o hábito da leitura. “Momento marcante de nossa cultura”, resumiu o prefeito Luciano Batatinha.

Figuras lendárias da Biblioteca Municipal foram lembradas, algumas de saudosa memória, como a professora Ione Pecly, cuja homenagem foi entregue às filhas e bisnetas, que não esconderam a emoção. A ex-secretária de Educação Virgínia Tavares também relembrou momentos marcantes da historia. Contudo, o clima de maior comoção foi quando houve uma citação especial seguida da exibição de um vídeo alusivo ao trabalho da bibliotecária Laura Coelho, que completa 32 anos de serviços prestados à entidade cultural cinquentenária.

Aniversariante do dia, Laurinha, como é carinhosamente conhecida, também foi às lágrimas com a demonstração de carinho e afeto de parentes e amigos.

Familiares da saudosa Ione Pecly participando das homenagens dos 50 Anos.
(Foto: Cícero Marra)
“Essa biblioteca é minha vida, é um pedaço de mim e me orgulho imensamente em poder fazer parte dessa história, que foi construída por muitos cordeirenses com empenho, amor e muita responsabilidade para deixar um legado às gerações futuras. Obrigada a todos que estiveram conosco nesse momento marcante”, discursou a bibliotecária Laura.

Após a solenidade foram sorteados brindes e um coquetel foi oferecido aos convidados. O vereador Pablo Sérgio representou a Câmara Municipal de Cordeiro.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Cordeiro, RJ, comemora 50 anos da Biblioteca Municipal. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias