As Últimas
Publicidade
31 de out de 2018
Publicidade 2

‘Outubro Rosa’ foi o enfoque principal nas Unidades de Saúde de Cordeiro, RJ.


Unidades de Saúde do município mobilizaram seus profissionais em uma série de atividades durante o mês.

Por: Redação

Grande parte da população já sabe que o ‘Outubro Rosa’ é uma campanha de conscientização para alertar mulheres e sociedade sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. No Brasil, as campanhas de conscientização sobre esse tipo de câncer que aflige as mulheres acontecem desde 2002.

Na Unidade de Saúde do São Luiz, toda atenção e carinho com os pacientes. (Foto: Divulgação)
Embora a conscientização seja fundamental, é preciso buscar auxílio profissional, pois nem sempre o autoexame é suficiente detectar a doença. Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta da mulher para sua saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo.

Num trabalho abrangente, as Unidades de Saúde de Cordeiro mobilizaram seus profissionais e uma série de atividades foi desenvolvida tendo como foco principal o ‘Outubro Rosa’. Destacaram-se os grupos educativos, levados a todas as Estratégias de Saúde da Família; os murais educativos, contendo informações sobre o tema; Caminhada Rosa, que percorreu as ruas do centro da cidade; e a ‘Semana Rosa’, com a realização de 112 exames preventivos nesse período.

Dinâmica de grupo realizada com estudantes do Colégio Antônio Pecly. (Foto: Divulgação)

Embora tenha sido grande a relevância da prevenção para os males que afligem às mulheres, com a priorização do assunto, os demais serviços não foram deixados de lado. 

Bem ao contrário, a organização dos servidores de saúde oportunizou a continuidade de serviços como testes rápidos para Hepatite, HIV e Sífilis e Grupos de Hipertensão e Diabetes, que tiveram sequência nas USF’s de Lavrinhas, São Luiz, Centro, Rodolfo, Retiro Poético e Manancial.

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: ‘Outubro Rosa’ foi o enfoque principal nas Unidades de Saúde de Cordeiro, RJ. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias