As Últimas
Publicidade
30 de abr de 2018
Publicidade 2

Nova Friburgo, RJ, recebe prêmio de Cidade Empreendedora

Em solenidade na Sede do Sebrae, no Rio, representantes das cidades vencedoras foram premiados pelo Programa. Nova Friburgo ficou em primeiro lugar.

Por: Redação

O Sebrae/RJ realizou, nesta quinta-feira (26), a cerimônia de premiação do Programa Cidades Empreendedoras. Desenvolvido em 11 municípios do Estado do Rio de Janeiro, o projeto teve como foco o engajamento da gestão pública e lideranças locais na melhoria do ambiente empresarial e na promoção de políticas públicas favoráveis às micro e pequenas empresas. 

Prefeito do município, Renato Bravo, esteve presente para receber o prêmio. (Foto: Divulgação/Sebrae).
A presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RJ, Carla Pinheiro, abriu o evento e afirmou que o primeiro ciclo da iniciativa cumpriu seu papel, destacando que em 90% dos municípios participantes, por exemplo, já é possível emitir alvarás de maneira totalmente virtual em tempo recorde. 

“O aumento da emissão de alvarás on-line é um sinal claro de avanços na desburocratização e no desenvolvimento econômico”, acrescentou, ressaltando que depois de meses intenso de trabalho, esforço e dedicação de todos os envolvidos, tanto das Prefeituras quanto do Sebrae, os benefícios estão evidentes. 

“Este projeto veio para ajudar os cidadãos, empresários e órgãos gestores. O primeiro ciclo mobilizou diretamente mais de 300 gestores públicos e agora colhemos os frutos desse projeto tão importante que une gestão pública e lideranças locais em favor do empreendedorismo. As cidades que se dedicaram apresentam, hoje, um ambiente muito mais sustentável e propício à negócios”, comemorou. 

Na solenidade, que contou com representantes de todas as cidades participantes, foram abordados os avanços para o empreendedorismo de cada município. O ranking geral do programa, que foi elaborado em formato de game para que se fizesse possível acompanhar o desenvolvimento de cada participante em tempo real, foi liderado por Nova Friburgo, em primeiro lugar, Petrópolis, em segundo e Volta Redonda, em terceiro. 

Cezar Vasquez, Diretor-Superintendente do Sebrae/RJ, exaltou o comprometimento dos envolvidos como fator fundamental para o sucesso. “Neste game, que envolve múltiplas áreas da gestão pública, todos os colaboradores são vitais. 

Ao acompanhar os processos neste último ano, foi possível presenciar a dedicação de cada um para implementar ações que pudessem resultar em melhorias e oportunidades para os empreendedores”, afirmou. 

A vencedora do game foi a Prefeitura de Nova Friburgo, seguida de Petrópolis e Volta Redonda. Renato Bravo, prefeito de Nova Friburgo, destacou e agradeceu a atuação do Sebrae ao auxiliá-lo com todas as ferramentas e consultorias no processo para aprimorar o ambiente empresarial da cidade. 

“A solução dos problemas da capital está no interior do estado. Nova Friburgo tem o empreendedorismo em seu DNA. Quando nos organizamos e facilitamos a vida de nossos empresários, fortalecemos nossa cidade. É por isto que eu confio e acredito no Sebrae como maior aliado neste sentido”, disse. 

A coordenadora regional do Sebrae/RJ na Região Serrana, Fernanda Gripp, comemorou a conquista e acredita que ainda há espaço para evolução: “Este prêmio chega em um excelente momento, quando Nova Friburgo completa 200 anos. Durante o ano o Sebrae/RJ, aliado com o Comitê Gestor do Programa, conseguiu transformar o ambiente de negócios deste município. 

Como sequência de nosso trabalho, daremos foco em inovação. Acreditamos que nossa cidade está no caminho certo para o incentivo do espírito empreendedor”, declarou.

O programa 

O Cidades Empreendedoras é uma iniciativa inédita do Sebrae/RJ desenvolvida em 11 municípios do estado do Rio de Janeiro para engajar a gestão pública e lideranças locais, por meio de um game, para que sejam criadas e implementadas polícias públicas voltadas para micro e pequenas empresas, melhorando assim o ambiente empresarial das regiões. 

O Comitê Gestor de cada município participante, formado por secretários municipais de governo, fazenda, administração, planejamento, saúde, meio ambiente, educação, agentes de desenvolvimento, procuradoria, controle interno, além de lideranças empresariais, representantes do legislativo local e equipe do Sebrae/RJ, se reuniu mensalmente para deliberação e aprovação das ações a serem implantadas. 

Entre as conquistas deste primeiro ciclo, cerca de 90% dos municípios participantes passaram a emitir alvarás para licenciamento empresarial online e integrado com os demais órgãos do estado e do governo federal envolvidos no registro empresarial; parte deles implantou a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) capaz de disseminar o empreendedorismo nas escolas, despertando a temática entre alunos e professores; e aumentaram o percentual das compras governamentais com micro e pequenos fornecedores. 

O Programa Cidades Empreendedoras mobilizou diretamente mais de 300 gestores públicos dos municípios de Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, São Pedro da Aldeia, Três Rios e Volta Redonda.

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Nova Friburgo, RJ, recebe prêmio de Cidade Empreendedora Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias