As Últimas
Publicidade
28 de mar de 2018
Publicidade 2

Em Nova Friburgo, RJ, EcoModas reúne voluntários e constroem frase gigante como grito de alerta à indústria da moda

Evento fez parte do movimento Hora do Planeta, que é uma iniciativa global e acontece anualmente todo dia 24 de março. Toda ação aconteceu no Teleférico do município.

Por: Redação

Se você soubesse que a indústria da moda está entre as cinco maiores poluidoras do planeta, o seu jeito de consumir roupas, bolsas e calçados seria mais consciente?

É justamente pensando nisto que a EcoModas vem desenvolvendo um trabalho de paixão pela sustentabilidade ambiental e que, com isso, tem a levado a ultrapassar os parâmetros da cidade serrana do Rio de Janeiro, Nova Friburgo, e alcançado voos cada vez maiores. 

Frase gigante criada no Teleférico de Nova Friburgo pela EcoModas e Voluntários.
(Foto: Divulgação/EcoModas)
A EcoModas produz moda sustentável a partir de materiais reaproveitados e desde 2010 a mesma mantém o trabalho de reutilização de cones de linhas de costura industrial que seriam descartados no lixo para cultivar árvores da Mata Atlântica que são usadas para preservar nascentes e matas ciliares, além de promover a conscientização ambiental de crianças, jovens e adultos. 

A mesma é detentora de alguns prêmios, inclusive se tornou a primeira confecção no Brasil a receber por honra ao mérito o Selo Verde na categoria Ouro da Ecolmeia.

Sabendo das ações socioambientais da EcoModas em Nova Friburgo que busca um mundo melhor, a WWF Brasil convidou a respectiva confecção friburguense para participar do movimento HORA DO PLANETA, que é uma iniciativa global e que acontece anualmente todo dia 24 de março. 

Voluntários durante montagem da frase. (Foto: Divulgação/EcoModas)
Tal iniciativa da WWF, que é uma das maiores instituições na luta pela preservação ambiental do planeta, tem por meta envolver comunidades de diversos países para celebrar, nesta data, um compromisso com o planeta, propondo ações interconectadas buscando por um mundo mais sustentável.

Os responsáveis pela EcoModas, Alex e Adriana Santos, decidiram fazer algo inovador alinhavando moda e meio ambiente. Para isso, os mesmos se uniram ao Teleférico Nova Friburgo (o maior do Brasil em cadeirinhas) para que fosse o palco desta ação HORA DO PLANETA. 

E como eles sempre buscam envolver pessoas em suas ações, realizaram um movimento na referida cidade e cerca de 28 voluntários se cadastraram no siteda ação, mas, no dia, somente 12 puderam comparecer.

FRASE GIGANTE É MONTADA COMO GRITO DE ALERTA À INDÚSTRIA DA MODA

“Nossa ideia na escolha desta frase foi dar um ‘grito’ para o mundo fazendo com que os consumidores de moda estejam atentos às questões ambientais, despertando-os para o consumo cada vez mais consciente. 

Frase "Use Moda Sustentável' foi montada no Teleférico. (Foto: Divulgação/EcoModas)
Desejamos também ‘dizer’ algo que estivesse diretamente ligado ao que vivemos no cotidiano. Escolhemos o Teleférico por ser um dos atrativos turísticos mais procurados na região serrana do Rio e também por ter sido este um dos locais mais visto no Brasil no período da tragédia que abateu esta cidade em 2011 e, com isso também, queremos mostrar para todos que Nova Friburgo não morreu” – disse Alex Santos, gestor de comunicação e projetos da EcoModas.

O primeiro estágio do teleférico abrigou uma frase gigante e cada letra de 2 metros de altura foi construída com tecidos, canos de papelão, cones daOlatex Malhas. Calças jeans e 10 pessoas também se transformaram em letras cuja mensagem “USE MODA SUSTENTÁVEL” foi fotografada do alto através de drone pilotado por Douglas Oliveira. 

Também foram utilizados cerca de 500kg de retalhos, cujo respectivo material foi emprestado pela Eco Entulho que é a empresa responsável pela coleta e descarte correto deste tipo de material em Nova Friburgo, e todo este material foi transportado até o Teleférico pela Frilog Transportadora. 

Adriana e Alex Santos donos do projeto da EcoModas em Nova Friburgo, RJ. (Foto: Divulgação/EcoModas)
Lembrando que só a cidade de Nova Friburgo, que possui diversas confecções de moda íntima, produz mensalmente cerca de 400 toneladas de lixo têxtil.

“Não foi fácil montar as letras, pois tivemos que carregar os materiais entre vários degraus e também não tínhamos um material uniforme, tivemos que lidar com as irregularidades fazendo disto um aliado para o conceito da mensagem. Certamente não conseguiríamos sem a ajuda de uma equipe empenhada em dar o seu máximo” concluiu Adriana Santos, estilista e modelista da EcoModas.

Para outras informações acesse www.ecomodas.com.brou mande uma mensagem no whatsApp

Confira mais imagens da ação:







Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Em Nova Friburgo, RJ, EcoModas reúne voluntários e constroem frase gigante como grito de alerta à indústria da moda Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias