As Últimas
Publicidade
22 de set de 2017
Publicidade 2

Cordeiro, RJ, realiza Educação ambiental nas escolas.

Secretaria de Meio Ambiente leva aprendizado às três redes de ensino 

Por: Redação

Mais que falar em preservação, é urgente disseminar ideias e conhecimentos capazes de fazer dos cordeirenses defensores de mudanças de hábitos que se convertam na melhoria da qualidade do meio em que vivemos. 

As crianças ficaram entusiasmadas durante o plantio das mudas nativas. (Foto: Divulgação)
Assim tem sido o planejamento da Secretaria de Meio Ambiente de Cordeiro, que vem desenvolvendo nas escolas das redes Municipal, Estadual e Particular de ensino um trabalho expressivo de Educação Ambiental através do Programa de Educação Ambiental Escola Verde (PEV).   

Por intermédio da Educação Ambiental é possível construir valores sociais, conhecimentos e habilidades, atitudes e competências voltadas à conservação do meio ambiente, que é um bem de uso comum da população e essencial à qualidade de vida e sustentabilidade. 

Atividades desenvolvidas com alunos da Escola Constança Soares Teixeira. (Foto: Divulgação)
Esse conceito consta da Lei 9.795, que define a Política Nacional de Educação Ambiental, componente essencial e permanente da educação nacional, que deve estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.

Durante o mês de setembro, as professoras Giovana Marini e Jaqueline Seabra – educadoras ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, que lideram as atividades com os estudantes cordeirenses – estão abordando o tema ‘Dia da Árvore’, comemorado essa semana, no dia 21. 

Professoras Jaqueline Seabra e Giovana Marini lideram o projeto educacional. (Foto: Divulgação)
Elas realizaram palestras e workshops em três escolas. As orientadoras confirmam que o objetivo é desenvolver o amor e o respeito à natureza tratando de assuntos como preservação ambiental, reflorestamento, matas ciliares e suas características, nascentes e destinação final do lixo.


Para colocar em prática as aulas teóricas, as professoras estimularam os alunos a plantar mudas nativas, doadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Cordeiro. O ato acabou se transformando numa verdadeira festa, haja vista a empolgação e alegria dos estudantes durante o plantio das espécies. 

“Nossa missão é dar continuidade a esse trabalho tão fundamental. Agradeço ao prefeito Luciano Batatinha pela confiança e às professoras Jaqueline e Giovana por desenvolverem o Programa de Educação Ambiental Escola Verde com tamanha qualidade, despertando o interesse de nossas crianças e jovens”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Amarildo Lanes.

Estudantes do Colégio Estadual Antônio Pecly participando do plantio. (Foto: Divulgação)

Jaqueline em sala de aula com alunos do Centro Educacional Labor. (Foto: Divulgação). 

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Cordeiro, RJ, realiza Educação ambiental nas escolas. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias