As Últimas
Publicidade
24 de mar de 2017
Publicidade 2

Secretaria de Saúde de Friburgo, RJ, explica filas e uso de senhas na vacinação contra Febre Amarela

De acordo com a secretaria, a demora nas filas é motivada por uma espécie de checagem que é preciso ser feito antes da vacinação.

Por: Nova Friburgo AM

Procurada pelo Repórter Friburguense da Nova Friburgo AM, a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, RJ, informou que a demora nas filas é motivada por uma espécie de checagem que é preciso ser feito antes da vacinação.

Foto: Whatsapp

Esse processo leva alguns minutos, onde são colhidas diversas informações do cidadão. A aplicação da vacina em si, leva cerca de um minuto.

A secretária e saúde de Nova Friburgo, Suzane Oliveira Menezes, explica que o município segue a um protocolo imposto pelo Ministério da Saúde.
Em quatro dias de mobilização, cerca de 40 mil pessoas já foram imunizadas em Nova Friburgo.

A campanha prossegue em nove pontos. Nos distritos de São Pedro da Serra e Lumiar, com população estimada em 11 mil pessoas, a vacinação prossegue durante toda esta semana até que todos sejam imunizados.

Desde esta quinta-feira, 22, o trabalho também é realizado na região rural do distrito de Campo do Coelho, com postos volantes.

Em municípios vizinhos como Petrópolis, a vacinação prioriza quem vai viajar para áreas endêmicas e moradores de áreas próximas de matas.

Já em Teresópolis apenas pouco mais de três mil pessoas foram imunizadas.

Em Nova Friburgo, os pontos de vacinação contra a febre amarela são a Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; a UPA Conselheiro, os Postos de Lumiar, São Pedro da Serra, Riograndina, os Postos 2, 3 e Tuney Kassuga, em Olaria e Posto Waldir Costa, em Conselheiro Paulino.

Cada um desses pontos possui a capacidade máxima de vacinar 300 pessoas por dia. A expansão da febre amarela para o Estado do Rio de Janeiro reforça a discussão sobre mudanças nas políticas de vacinação contra a doença.

Há dois pontos principais em análise, segundo especialistas, governos estaduais e técnicos do Ministério da Saúde.

O primeiro é a ampliação da área permanente de recomendação para a vacina, e o segundo é a inclusão da vacina no Calendário Nacional de Vacinação do país todo para crianças aos 9 meses, com a segunda dose aos 4 anos. Assim, seria garantida proteção por toda a vida.

Oficialmente, o Ministério da Saúde afirma que vai "revisar" a área de vacinação e as mudanças no calendário nacional "após a interrupção da transmissão da febre amarela nas áreas afetadas".

Atualmente, a área permanente de recomendação é composta por 3.529 municípios, distribuídos em 19 Estados e no Distrito Federal.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Secretaria de Saúde de Friburgo, RJ, explica filas e uso de senhas na vacinação contra Febre Amarela Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias