As Últimas
Publicidade
18 de jan de 2017
Publicidade 2

Nova Friburgo, RJ, tem segundo dia de ação ao combate a Dengue.

Segundo dia de ação aconteceu no bairro Conselheiro Paulino. Também foram montadas tendas da Defesa Civil e da Cruz Vermelha, com medição de glicemia e aferição de pressão.

Por: Fernando Moreira | Secom NF

Nesta quarta-feira, 18, foi realizado o segundo dia da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação de hoje aconteceu na Praça Lafayette Bravo Filho, no distrito de Conselheiro Paulino. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, através da subsecretaria de Vigilância em Saúde, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Cultura, Esportes e Serviços Públicos, com apoio da Cruz Vermelha de Nova Friburgo.

Foto: João Luccas Oliveira/Secom NF
Na ação foram montadas tendas da Defesa Civil e da Cruz Vermelha, com medição de glicemia e aferição de pressão, além da distribuição de folders e cartilhas informativas à população sobre os riscos da proliferação do mosquito Aedes aegypti. Durante toda a atividade também teve música ao vivo e teatro de fantoches para a criançada, o grande alvo da campanha.

“As crianças têm uma importância muito grande nessa mobilização. Elas conseguem mudar os conceitos dos pais dentro de casa e já crescem com a consciência e capacidade de entender o risco que é manter um foco de água parada, o risco dessas doenças. Eles são a peça chave para que a gente mude o pensamento da sociedade.” – destacou a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna.


Devido à gravidade da epidemia de dengue no ano passado, uma preocupação das autoridades friburguenses para 2017 é quanto a chikungunya, já que uma grande parcela da população de Nova Friburgo está vulnerável à doença. Por isso, combater os criadouros do mosquito não é apenas uma questão de saúde pública, mas também uma forma de economizar nesse momento de crise financeira no país.

“O estado do Rio hoje tem um grande número de pessoas suscetível a chikungunya, que é uma doença com um tempo de recuperação demorado, porque ela ataca as articulações do paciente, que as vezes fica cerca de três meses ainda sentindo os sintomas. Ou seja, os gastos para a prefeitura também se multiplicam. 


Ação aconteceu nesta quarta-feira, (17), em Conselheiro. (Foto: João Lucas Oliveira/Secom NF)

Então, a forma mais barata e eficiente que temos para combater o mosquito é trabalhar a prevenção. Só assim vamos conseguir vencer essa batalha e evitar tudo aquilo que vimos no ano passado.” – alertou o secretário de Saúde, Rodrigo Romito Gonçalves.

A atividade já havia sido realizada na terça-feira, 17, na Estação Livre, no Centro. O prefeito Renato Bravo e o vice, Marcelo Braune, marcaram presença na ação e reforçaram a importância do combate ao mosquito. O terceiro dia da campanha será realizado nesta quinta-feira, 19, no bairro Olaria, o mais populoso da cidade.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Nova Friburgo, RJ, tem segundo dia de ação ao combate a Dengue. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias