As Últimas
Publicidade
30 de nov de 2016
Publicidade 2

Post-rock, blues e música brasileira no primeiro fim de semana do Solstício do Som

Festival que acontece em Petrópolis, RJ, recebe Fleeting Circus, Filtra, Canto Cego e muito mais. 13ª edição doSolstício do Som começa nesta quinta, (01).

Por: Redação

A música independente sobe a serra no sábado (03) e no domingo (04) para participar do festival Solstício do Som, realizado há seis anos em Petrópolis. A 13ª edição do evento inaugura o verão na quinta (01) e já em seu primeiro final de semana recebe as bandas Fleeting Circus, MOS, Avec Silenzi, Montanee, Imperial Vírus, Druidas e Winter Waves no sábado; e Elisabeth Simpson, Sob Efeito, Filtra, Jomar Schrank, Hometown Blues, Mote Combinado e Canto Cego no domingo. Democrática, a trilha sonora vai do pop rock, passando pelo indie, blues e até o post-rock. 

A Banda Fleeting Circus estará no Festival. (Foto: Pedro Arantes)

Esta edição traz um charme especial por ser realizada na Cervejaria Bohemia, fábrica histórica na cidade da Região Serrana. Os shows começam a partir das 15h e a entrada é gratuita.

Em fase de produção do novo álbum, a Fleeting Circus retorna à Cidade Imperial no sábado com um repertório recheado de novidades. Formada em 2011, no mesmo ano a banda começou a conquistar espaço na mídia com o lançamento de seu EP, que chegou a ter a canção “Fake Station” incluída na trilha sonora da novela Guerra dos Sexos, da TV Globo. 

Em 2014, a vivência que a estrada e os palcos trouxeram para a Fleeting Circus fez com que o disco de estreia se tornasse inevitável. O single “Ghost Writer” se tornou parte da trilha sonora da novela Alto Astral. Já a música “Skylight” ganhou um clipe futurístico e “Pino” foi uma das canções escolhidas para a série Fleeting Cave Sessions, com gravações realizadas em estúdio ao vivo. A Fleeting Circus é Taynã Frota (vocal e guitarra), Rodrigo Seven (guitarra), Daniel Seven (bateria), Felipe Vianna (vocal e guitarra) e Lucas Faria (baixo).
 
Banda Filtra (Foto: Pedro Arantes)
Direto de Búzios, a MOS apresenta uma abordagem diferente para influências que mesclam música instrumental, rock, dub, progressivo, post-rock, jazz, indie, música latina e rock psicodélico, em uma verdadeira salada rítmica. O trio é formado por Daniel Duarte, Bárbara Guanaes e Bruno Menezes.

Uma das bandas anfitriãs da noite é a Avec Silenzi, que lançou este ano o terceiro álbum, “Avec III”. Com um som que mescla diversas vertentes como o post-rock, trip-hop e o lounge, o trio de música experimental é formado pelos integrantes Duda Souza (bateria), Rafael Ferreira (contrabaixo) e Renan Vasconcelos (guitarra), que misturam imagem e som com projeções de vídeo durante os concertos.

No domingo, é a vez do público conhecer a sonoridade da Filtra, que já é veterana do Solstício do Som. Formada por Fellipe Mesquita (voz), Saulo Arctep (guitarra), Gustavo Muniz (baixo), Mateus Nagem (bateria) e Flávio Mente Serena (percussão), a Filtra conduz na cena independente carioca um dos shows mais explosivos e queridos pelo público. 

O repertório conta com canções do EP “Supremo” (2015) e de “O Mundo”, lançado esse ano, que traz a ideia de misturar múltiplas influências e transformar em música. A aposta está na junção dos ritmos latinos e brasileiros com a pegada roqueira e atual do conjunto.

Encerra essa noite o Canto Cego, com sua mistura de ritmos brasileiros, poesia e rock. A banda tem no seu currículo passagens por palcos como o do Circo Voador, Imperator e Studio RJ, além de terem sido finalistas no Webfestvalda e participado do projeto Converse Rubber Tracks para gravar uma faixa no renomado estúdio Toca do Bandido. A banda se apresentou também no lendário Montreux Jazz Festival, na Suíça. A Canto Cego é formada por  Roberta Dittz (voz), Ruth Rosa (bateria), Magrão (baixo) e Rodrigo Solidade (guitarra).

O Solstício do Som é um festival de música, dança e artes que acontece durante os solstícios de inverno e verão, na cidade de Petrópolis, na Região Serrana Fluminense. Conheça a ordem e o horário que as bandas subirão ao palco:

Sábado, 03 de Dezembro
15:00 Imperial Vírus
16:00 Druidas
17:00 Montanee
18:00 Winter Waves
19:00 MOS
20:00 Fleeting Circus
21:00 Avec Silenzi

Domingo, 04 de Dezembro
15:00 Elisabeth Simpson
16:00 Sob Efeito
17:00 FILTRA
18:00 Jomar Schrank
19:00 Hometown Blues
20:00 Mote Combinado
21:00 Canto Cego

Serviço:

Solstício do Som - 1º bloco
Data: de 01 a 04/12/2016 (quinta a domingo)
Horário: quinta e sexta, às 18h; sábado e domingo, às 15h.
Local: Cervejaria Bohemia
Endereço: Rua Alfredo Pachá, nº 166 - Centro - Petrópolis/RJ
Entrada: Gratuita
Classificação etária: 18 anos


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Post-rock, blues e música brasileira no primeiro fim de semana do Solstício do Som Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias