As Últimas
Publicidade
4 de out de 2016
Publicidade 2

Nova Friburgo, RJ, participa da 2ª etapa de prevenção a desastres

Equipamentos vão fornecer informações sobre a quantidade de chuva acumulada e de água no solo.
 

Por: Nova Friburgo AM


Vão ser instaladas 15 plataformas de coleta de dados em Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Angra dos Reis, no Estado do Rio, além de Mauá (SP), Santos (SP), Blumenau (SC), Salvador (BA) e Recife (PE).
 
Foto: Divulgação/Prefeitura de Recife (PE)
A previsão é que as cidades recebam os equipamentos no primeiro semestre de 2017. Na segunda etapa do projeto, o Cemaden vai instalar plataformas de coleta de dados, compostas por um pluviômetro e seis sensores de umidade do solo.
 
Estes equipamentos vão fornecer informações sobre a quantidade de chuva acumulada e de água no solo, gerando possíveis alertas de risco de deslizamentos.
 
A primeira etapa do projeto de monitoramento de morros para prevenção de deslizamentos do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden) foi concluída.
 
A ETR é um sensor geotécnico que emite sinal infravermelho, o qual é refletido nos 100 espelhos instalados nas áreas consideradas vulneráveis.
 
Esses sinais permitem captar até pequenas movimentações de terra, abrangendo uma área em 360 graus e com até 2,5km de extensão.
 
Os dados coletados pelos equipamentos são enviados, via internet, ao Cemaden, em São José dos Campos (SP), e contribuem para as pesquisas sobre movimentação de terra em morros e encostas.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Nova Friburgo, RJ, participa da 2ª etapa de prevenção a desastres Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias