As Últimas
Publicidade
14 de jun de 2016
Publicidade 2

Doação de sangue teve queda de mais de 60%, diz Hemocentro de Friburgo

Baixas temperatura na Serra do Rio têm afastado doadores.
Hemocentro também atende outros 13 municípios da região.




Do: G1 Região Serrana | Com informações da InterTV

Foto: Daniel Marcus/SecomNF
O frio em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, está afastando os doadores e causando uma baixa no estoque de sangue do Hemocentro da cidade. O local atende a demanda de mais 13 municípios da região. Nas últimas semanas, houve uma queda de mais de 60% nas doações, segundo o próprio órgão.

Segundo Paulo Coelho, diretor do Hospital Municipal Raul Sertã, há uma dificuldade em conseguir doadores. "A nossa equipe hoje dá o sangue pelo paciente. E fica todo mundo nervoso e tenso, porque não consegue as doações", disse.

Atualmente, em Nova Friburgo, o número de bolsas próprias para o uso é baixo. De acordo com Paulo Coelho, não são apenas os moradores da cidade que estão deixando de doar. "A gente atende a outros 13 município e não temos moradores no quantitativo que a gente precisa", lembrou o diretor da unidade.

Em todo o Brasil, a doação de sangue representa menos de 2% pra cada mil habitantes. Os dados de 2014 são do Ministério da Saúde e representam um percentual muito baixo, que reflete diretamente em problemas de estoque.

O Hemocentro fica no Hospital Raul Sertã e funciona das 8h as 11h30, de segunda a sexta-feira.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Doação de sangue teve queda de mais de 60%, diz Hemocentro de Friburgo Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias