As Últimas
Publicidade
30 de mai de 2016
Publicidade 2

Municípios da Região Serrana apresentam projetos de incremento ao turismo

Propostas foram elaboradas por diversos representantes do setor em Nova Friburgo, Cantagalo e Trajano de Moraes durante as oficinas do Programa “Lidera Turismo” Evento acontece nesta quarta (01).

Fortalecer os destinos turísticos com ações estratégicas que estimulem o desenvolvimento local sustentável e contribuam para a geração de novos negócios no setor. Esse é um dos principais objetivos dos projetos que serão apresentados em um workshop no dia 1º de junho, no Hotel Bucsky, em Nova Friburgo. As propostas foram construídas por gestores públicos, membros de Conselhos Municipais, técnicos e empresários do ramo na cidade e nos municípios vizinhos de Cantagalo e Trajano de Moraes, que participam do Programa “Lidera Turismo”, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Ministério do Turismo.


Durante os encontros que vinham sendo realizados desde março, os participantes trocaram experiências, apreenderam e discutiram conceitos técnicos de Gestão Empreendedora no Turismo. “Eles analisaram a situação atual de seus destinos turísticos e elaboraram estratégias para os mesmos, que também estimulem os pequenos negócios, gerando emprego e renda para a população”, resume a analista do escritório regional Serrana I do Sebrae/RJ, Márcia Bittencourt.

Foram traçadas metas para serem cumpridas até maio de 2017, que incluem soluções como sinalização turística, calendários de eventos, campanhas publicitárias, capacitação, entre outras. Na opinião do consultor Richard Alves, que orientou e mediou as oficinas, as lideranças envolvidas hoje estão mais preparadas para o desafio de aprimorar o turismo local. “Cada município está em um estágio diferente, mas todos trabalharam uma agenda local em cima de sua realidade e levando em conta as possibilidades de parcerias”, analisa.

Trajano de Moraes

A troca de experiências foi fundamental principalmente para quem ainda está formatando o destino turístico, caso de Trajano de Moraes. A cidade tem diversos atrativos, como a fonte de Água Mineral e a comunidade católica Mãe Rainha, e muita história para contar. A Fazenda Olaria, por exemplo, tem cerca de 200 anos e ainda mantém peças do tempo em que pertenceu a barões do ciclo áureo do café, no século XVIII, além de área de lazer com pomar e lagos para pesca. “Nossa intenção é integrar todos esses destinos de forma organizada para entrar no mapa  turístico do Brasil”, espera Cláudio Moraes, empresário da Fazenda Olaria.

A largada foi dada. No município, as metas criadas envolvem a criação de roteiro e do Conselho Municipal de Turismo. “Queremos profissionalizar o turismo para que ele seja estruturante para a cidade e o apoio do Sebrae e dos consultores tem sido muito importante”, afirma o secretário municipal de Governo, Mário Alfredo Botelho.

Cantagalo

Já o momento do turismo de Cantagalo é de consolidação. O foco dos empresários e gestores públicos é que a cidade seja reconhecida como destino turístico histórico cultural dentro do Estado do Rio de Janeiro. “Nosso turismo era centrado só em festas e eventos, mas nos últimos dois anos o distrito de Boa Sorte tem realizado um turismo mais histórico, cultural e ecológico, que tende a crescer”, acredita o secretário municipal de Turismo, Raphael Santos.

As metas levantadas a partir do Lidera Turismo para a cidade envolvem sensibilização e capacitação dos moradores para fortalecer o projeto “Os caminhos do Imperador”, que está se iniciando com apoio do Sebrae e do Instituto Marca Brasil. Constam do roteiro fazendas por onde Dom Pedro II passou quando visitava o Barão de Nova Friburgo Antônio Clemente Pinto, um dos homens mais influentes de sua época. “A região de Cantagalo produzia 70% do café consumido no mundo e temos muita história para contar em paralelo a um tipo de turismo ecológico, rural e cultural. O Lidera Turismo foca exatamente nas ações que precisamos fazer para aprimorar nosso projeto”, avalia Mesak do Couto, dono da loja Almek Center, onde há um museu com acervo de objetos do século XIX.

Nova Friburgo

Já mais conhecido, o destino de Nova Friburgo pretende se tornar referência no estado em práticas sustentáveis até 2018, quando a cidade completa 200 anos. Entre as metas traçadas nas oficinas do Lidera Turismo, estão pesquisas de perfil do turista e dos atrativos e um trabalho de sensibilização nas escolas.

“As pesquisas são importantes para basear futuras ações e nas escolas queremos semear o gosto pela área de turismo desde cedo”, explica Flávio Stern, presidente da Associação Comercial de Nova Friburgo, dono do Restaurante Trilhas do Araçari.

Secretário municipal de Turismo e vice-presidente do Fórum Estadual, Nauro Grehs espera que os empreendedores do setor movimentem-se a partir das ações planejadas. “A ideia é que o setor se integre não só para formatar projetos, mas para cuidar de sua manutenção. É um movimento importante para nossa qualidade de vida”, diz Nauro.

Lidera Turismo

Criado em 2008, o programa tem como objetivo principal fortalecer a cadeia produtiva do turismo nos municípios através de uma agenda estratégica, que estimule ações de desenvolvimento local e regional, com bases sustentáveis e gestão empreendedora e inovadora. Para isso, é preciso integrar os destinos turísticos e aumentar a capacidade empresarial local, fomentando a criação de redes de micro e pequenas empresas.

No Rio de Janeiro, atende também a uma demanda da Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (Aemerg) e da TurisRio para ajudar os gestores públicos a promover políticias para o segmento. Oficinas semelhantes aconteceram simultaneamente em Petrópolis e Teresópolis. Em 2014 e 2015, as capacitações ocorreram em cidades da Região dos Lagos, Agulhas Negras e Vale do Café.

Serviço:

Workshop do Programa “Lidera Turismo”
Data: 1º de junho (quarta-feira)
Horário: 8h30min às 10h30min (período aberto à imprensa e ao público em geral do setor de turismo)
Local: Hotel Bucsky – Estrada Rio-Friburgo, Km 76
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Municípios da Região Serrana apresentam projetos de incremento ao turismo Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias