As Últimas
Publicidade
27 de abr de 2016
Publicidade 2

Flores raras são encontradas no Parque Estadual dos Três Picos

Espécies não vistas há 150 anos vão compor inventário.
Trabalho é feito em território fluminense, incluindo cidades da Serra.


Por: G1 região Serrana

Parque Estadual Três Picos (Foto: Divulgação)
Quatro espécie de flores que não eram vistas há 150 anos foram registradas pelo Inventário de Espécies Florestais, no Parque Estadual dos Três Picos. Cachoeiras de MacacuNova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, fazem parte da reserva, que engloba ainda as cidades de Guapimirim e Silva Jardim.

As flores identificadas foram Gaylussacia pruinosa; uma orquídea (Hoffmansegella alvaroana); e duas espécies da família Melastomataceae.

Elas fazem parte de um documento que identificou 904 espécies da flores endêmicas, ou seja, que só existem no estado do Rio de Janeiro. O inventário foi elaborado por profissionais das áreas de engenharia florestal e biológicas que, divididos em equipes, percorreram o território fluminense, efetuando medições e coletas de solo, folha, caule e tronco de árvores e de plantas para análise no Jardim Botânico.

O objetivo foi identificar as espécies da flora e em quais locais elas foram encontradas. Para esse levantamento, as equipes percorreram 960 mil metros quadrados de área e visitaram 260 pontos em 79 municípios.  Foram efetuadas cerca de oito mil coletas botânicas e 962  coletas de amostras de solo.

A partir deste levantamento, a proposta da Secretaria Estadual de Ambiente é elaborar um plano de ação para a conservação das espécies ameaçadas de extinção.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Flores raras são encontradas no Parque Estadual dos Três Picos Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias