As Últimas
Publicidade
8 de mar de 2016
Publicidade 2

Mulheres de Nova Friburgo, RJ, se destacam na agricultura familiar

Agricultoras ocupam posições de liderança no município.
No Dia Internacional da Mulher, conheça histórias de sucesso.


Por: G1 Região Serrana

Nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, exemplos não faltam de profissionais que se destacam na agricultura familiar na Região Serrana do Rio. Em Nova Friburgo, por exemplo, mulheres ocupam posições de liderança, inclusive como presidentes de associações.

Marilza e Silvânea lideram grupo no Sítio Santo Antônio (Foto: Miguel Schuenck Ribeiro / Rio Rural)

Na localidade de Salinas, um grupo formado por sete produtoras rurais – seis da mesma família e uma vizinha – chama a atenção da comunidade com um trabalho de sol a sol dedicado à lavoura. A comercialização de seus produtos é garantida no Rio de Janeiro. Em todo o estado, a cidade é que a possui maior número de organizações de produtores rurais.

No Sítio Santo Antônio, as irmãs Marilza, Silvânea e Helena Medeiros lideram o grupo também formado por Flávia Medeiros, Ana Maria da Silva, Marília Cabral e Raquel Pacheco. São elas que cuidam da roça, enquanto os maridos, filhos e sobrinhos ficam responsáveis pelo transporte e comercialização dos produtos.


“Nossa família vive aqui há mais de 70 anos. Meus pais nos ensinaram o trabalho e quero transmitir o que aprendi para os meus filhos. Se eles quiserem outra profissão, tudo bem, mas eles precisam também aprender a amar essa terra”, disse Marilza.

No setor de floricultura, as mulheres também se
destacam em Friburgo (Foto: Divulgação)
No Estado do Rio de Janeiro, as mulheres rurais vêm ganhando força. No programa Rio Rural, elas já são 1170 beneficiárias de incentivos financeiros diretos para adoção de boas práticas no campo. Mas é nos comitês gestores de microbacias que a participação das mulheres ganha maior destaque, com um terço de representação feminina. Além do trabalho no dia a dia do campo, essas mulheres estão, junto com os demais grupos da comunidade, tomando as decisões que promovem a transformação das suas realidades.

Por meio do Rio Rural, as produtoras adotaram práticas para obter produtos de qualidade, com técnicas de baixo custo, que não agridem o meio ambiente e exigem menor uso de mão de obra. Entre essas técnicas estão o uso da aveia preta para adubação verde e plantio direto, a irrigação localizada e fertirrigação, além da utilização de caldas alternativas para controle da mosca branca.

“Quando começamos com as práticas do Rio Rural, alguns homens da família acharam que não ia dar certo. Hoje eles é que estão começando a adotá-las, depois que viram os nossos resultados”, comenta Marilza.

Presença da mulher na agricultura familiar
Segundo dados do IBGE, as mulheres representam um terço da força de trabalho ocupada na agricultura familiar. Além disso, a contribuição das mulheres na renda das famílias é maior no campo, com percentual de participação de 42,4%. Nas áreas urbanas a média de contribuição é de 40,7%.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Mulheres de Nova Friburgo, RJ, se destacam na agricultura familiar Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias