As Últimas
Publicidade
17 de out de 2015
Publicidade 2

Baixo nível do Rio Macuco assusta moradores de Cordeiro, no RJ

Rio abastece três cidades da região.
População afirma ainda que desassoreamento vem matando peixes.


Imagens do Rio Macuco feitas mostram o córrego com um nível muito baixo e preocupam os moradores de Cordeiro, na Região Serrana do Rio. O registro foi feito na última quinta-feira (15) próximo ao bairro Pirazzo. Segundo a população local, o problema da seca é agravado pelo desassoreamento realizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Os moradores afirmam que a vegetação está sendo retirada das margens, afetando a sobrevivência dos peixe.

Rio Macuco, em Cordeiro, está quase seco (Foto: Rogério Bernardes)

“Eles estão fazendo uma limpeza no rio e acabando com as nascentes, matando as locas (espécie de ninhos) dos peixes. Saiu muito peixe de dentro do rio, os moradores estavam pegando em sacos, um absurdo”, disse o morador Rogério Bernardes.

Segundo ele, a situação é preocupante devido ao baixo nível do rio. “É com muita tristeza que demonstro, através de fotos, que temos que economizar água realmente, pois os nossos governantes, ao invés de contribuir, estão destruindo o Rio Macuco, retirando a vegetação das margens”, afirmou Rogério. Os moradores da região já enfrentam crise no abastecimento de água devido ao longo período de estiagem em todo o estado.

Vegetação está sendo retirada das margens,
segundo moradores (Foto: Rogério Bernardes)

Além de Cordeiro, Cantagalo e Duas Barras também sofrem com a falta d'água. Os municípios são abastecidos pelo Rio Macuco e, aproximadamente 50 mil moradores estão sendo afetados pelo problema. Segundo a Cedae, concessionária do município, a vazão no último mês diminuiu de 120 litros por segundo para 90.

Em nota, a prefeitura de Cordeiro informou que “a limpeza do Rio Macuco foi solicitada pela Prefeitura à Secretaria Estadual de Ambiente, que enviou técnicos do Inea para a avaliação do serviço. Em seguida, após a aprovação, o Inea incluiu o município no projeto Limpa Rio e enviou técnicos e máquina para o trabalho de desassoreamento”.

O site G1 também questionou o Inea sobre a limpeza e o estado disse que as intervenções começaram no dia 20 de agosto e têm previsão de término para o mês de dezembro. “Até o momento, já foi executada a limpeza e o desassoreamento de 1.100 metros do rio. As intervenções previnem a proliferação de vetores e reduzem o risco de inundações, trazendo mais segurança para a população”.

A reportagem também questionou sobre a morte dos peixes e se havia uma maneira de realizar o desassoreamento sem matar as espécies, mas o Inea não respondeu ao questionamento.


Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Baixo nível do Rio Macuco assusta moradores de Cordeiro, no RJ Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias