As Últimas
Publicidade
21 de ago de 2015
Publicidade 2

Friburgo, RJ, afirma ter reduzido número de moradores de rua

Abordagens e trabalho de convencimento seriam os responsáveis.
Segundo dados da Prefeitura, redução foi de 40% em dois anos.


Moadores de rua são abordados
(Foto: Daniel Marcus/Ascom Nova Friburgo)
A Prefeitura de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, divulgou nesta quinta-feira (21) que reduziu em 40% o número de pessoas em situação de rua no município. O trabalho de convencimentos e tratamento para reinserção no mercado de trabalho começou em 2013.  Na época, eram 128 pessoas em situação de rua, mapeadas pela Secretaria de Assistência Social. Atualmente, são 50.

De acordo com a Prefeitura, só no primeiro semestre de 2015, 17 dessas pessoas foram convencidas a ingressarem no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), do Governo Federal.

Nova Friburgo tem 510 vagas para tratamento de envolvidos no uso abusivo de álcool e outras drogas em comunidades terapêuticas conveniadas com o Governo do Estado e sob normatização do Sistema Único de Saúde (SUS). Contudo, a internação não pode ser compulsória, precisando contar com a vontade de cada cidadão.

Há também um convênio firmado com o Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje) para amparar idosos em situação de rua quando eles desejam mudar suas vidas. Além disso, ainda existem cursos disponíveis para a capacitação e inserção no mercado de trabalho através do Sistema S para aqueles que desejam se reinserir no mercado de trabalho formal.

Com relação à população flutuante que não deseja receber qualquer tipo de tratamento, a secretaria realiza o recambiamento técnico dos indivíduos para os seus municípios de origem. Isto se dá através de contato com o Creas da cidade natal para garantir o acompanhamento e a proteção social do cidadão em deslocamento.


Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Friburgo, RJ, afirma ter reduzido número de moradores de rua Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias