As Últimas
Publicidade
6 de jul de 2015
Publicidade 2

Teresópolis, RJ, produz quase 10 mil toneladas de ponkan por ano

Manutenção de estradas ajuda a escoar produção da fruta.
Município possui 120 produtores de tangerina ponkan.


Produtores de tangerina ponkan, da localidade de Cuiabá, na microbacia Baixo Rio Paquequer, em Teresópolis, na Região Serrana, estão encontrando o caminho mais livre para escoar a safra, iniciada em junho. O trabalho de manutenção desenvolvido pela equipe do programa Estradas da Produção, da Secretaria Estadual de Agricultura, deixou as vicinais da região em condições para o transporte das frutas até os mercados locais e da Ceasa.

Teresópolis produz cerca de 20 toneladas por hectare (Foto: Reprodução/TV Integração)

Maior produtor estadual de tangerina ponkan, o município, de acordo com dados do escritório local da Emater-Rio (Empresa de Extensão Rural do Estado), responde pela produção de quase 10 mil toneladas anuais, com área plantada de 456 hectares e produtividade média de 20 toneladas por hectare. A atividade é desenvolvida por 120 agricultores concentrados, principalmente, nas localidades de Cuiabá e Brejal.

O coordenador do programa na região, engenheiro agrícola Emerson Landgraf, explicou que por serem vias por onde escoam produções tanto de hortaliças e frutas, é preciso boas condições para a passagem de veículos pesados.

Produtor de tangerina em Cuiabá, em Teresópolis, Pedro Rabelo de Lima, ressaltou a importância do resultado da manutenção permanente das estradas realizadas pelas máquinas do programa da Secretaria de Agricultura. “Em períodos de chuva, já usamos o trator agrícola para atravessar os caixotes de frutas por trechos intransitáveis da estrada. Agora, está bem melhor”, disse Pedro.



Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Teresópolis, RJ, produz quase 10 mil toneladas de ponkan por ano Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias