As Últimas
Publicidade
30 de mai de 2015
Publicidade 2

Veículos em estado de abandono são recolhidos das ruas de Macaé, no RJ

Pedidos podem ser feitos através de banco de solicitações.
Após notificação, carros têm que ser retirados em 72h.


A Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé, no interior do Rio, está realizando operações para a retirada de veículos abandonados das vias públicas do município. As ações visam atender a demanda levantada por meio de um banco de solicitações e também de acordo com dados recolhidos nas rondas realizadas pelos agentes de trânsito. Somente no último mês, as ações aconteceram em ruas nos bairros Aeroporto, Aroeira, Sol y Mar, Centro, Visconde, Riviera Fluminense, Novo Horizonte e Miramar.

Carros estão sendo retirados das ruas (Foto: Divulgação)

Nestes locais, os responsáveis que estavam utilizando a via pública como depósito foram notificados com o prazo de 72h para a retirada do veículo. Cerca de 20 notificações foram feitas em cerca de 30 dias e os proprietários que não tomaram providências tiveram seus veículos apreendidos. No entanto, a partir do aviso, a maioria dos donos retiram seus veículos dos locais sem necessidade de encaminhamento para o depósito.

No caso dos que são recolhidos, se o proprietário tiver interesse em recuperar o veículo deve primeiro dirigir-se a Coordenadoria de Posturas e solicitar autorização de liberação, que só será expedida após o pagamento da multa administrativa prevista no Código de Posturas do Município, além de outras exigências legais. Depois é preciso solicitar no Detran, onde está registrado o veículo, o ofício para liberação e, por fim, encaminhar-se ao Rodando Legal para o pagamento das taxas de remoção e diárias devidas.

Reflexos
Segundo o órgão responsável, a fiscalização contempla não só aspectos de acessibilidade e mobilidade, mas também reflete na saúde pública, já que evita a proliferação de pragas e do mosquito da dengue. A medida também tem relação com a segurança pública, já que alguns destes veículos em estado de abandono são utilizados para consumo de drogas e outras práticas criminosas.

Solicitações
O mapeamento dos locais para notificação e recolhimento dos veículos em estado de abandono está sendo realizado pela Mobilidade Urbana, tanto por meio do banco de denúncias, quanto pelo levantamento dos agentes de trânsito em patrulhamento. A população pode fazer solicitações por meio da Ouvidoria Geral pelo telefone 162 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) e pelo link no Portal da Prefeitura.

Para outros esclarecimentos, basta que o interessado compareça à sede da Mobilidade Urbana, na Rua Euzébio de Queiroz, 678, no Centro, das 8h às 17h, ou entre em contato pelo telefone (22) 3717-0881.


Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Veículos em estado de abandono são recolhidos das ruas de Macaé, no RJ Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias