As Últimas
Publicidade
30 de mai de 2015
Publicidade 2

Paralisação em Pré-Vestibular Social de Friburgo, RJ, deixa 200 sem aulas

Professores reivindicam melhores condições de trabalho. 
Esta é a terceira interrupção do ano no Projeto do Governo do Estado.


Uma paralisação de professores deixou sem aulas os alunos do Pré-Vestibular Social em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, durante este sábado (30). Os professores do curso, que é mantido pelo Governo do Estado, fizeram o ato para reivindicar melhor estrutura no trabalho. É a terceira vez no mês que o PVS não tem aula e, mesmo apoiando a causa, os quase 200 alunos se preocupam com o atraso no conteúdo.

Foto: Reprodução/InterTV/G1 Região Serrana

Ariane Fiqueiredo, que está concluindo o 3º ano do Ensino Médio e pensa em fazer faculdade de Serviço Social, tem receio de que a rotina de estudos fique comprometida em função da falta de aulas. "[O curso] abre portas para que a gente npossa fazer as provas para as universidades e um sábado que a gente perca a gente perde muito", explica. Assim como Ariane, outros alunos dependem do curso por ser de graça, além de oferecer material didático, atendimento por telefone para tirar dúvidas, café da manhã e almoço.

Os professores são concursados e recebem uma bolsa de quase R$ 900 reais, além do transporte e alimentação. Segundo a tutora de língua portugues Aparecida Machado, alguns profissionais moram no Rio de Janeiro não receberam a passagem de ônibus, um dos motivos pelos quais optaram pela paralisação. Ela ficou desde março sem receber pagamento. "A previsão de pagamento para a bolsa de abril é só em junho, e maio e junho serão pagos em julho. Isso afeta muito o desempenho dos tutores. Seis deles vêm da região metropolitana do Rio de Janeiro", conta Aparecida.

Em reunião que aconteceu na tarde deste sábado na Uerj Maracanã ficou decidido que as aulas voltam normalmente a partir de segunda-feira (1º). Mas, segundo os tutores, se não forem cumpridas as exigências, pode acontecer uma nova paralisação. A expectativa é de que uma uma nova turma com 60 vagas seja aberta para o curso intensivo no segundo semestre deste ano. Para se inscrever no PVS basta acessar o site.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Paralisação em Pré-Vestibular Social de Friburgo, RJ, deixa 200 sem aulas Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias