As Últimas
Publicidade
6 de jan de 2015
Publicidade 2

Eucaliptos centenários em Friburgo, RJ, serão cortados e podados

Decisão do município foi anunciada nesta terça-feira (6).
Operação acontecerá nos finais de semana, das 7h às 17h.


A Prefeitura de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, informou nesta terça-feira (6) que vai cortar e podar os eucaliptos centenários da Praça Getúlio Vargas. O assunto é polêmico e alvo de preocupação dos moradores. Desde dezembro, vários galhos caíram no local após os temporais que atingiram a cidade. A decisão foi tomada pelo prefeito Rogério Cabral após uma reunião na manhã desta terça com os secretários de Defesa Civil, João Paulo Mori, e de Serviços Públicos, Alan Almeida.

A Praça Getúlio Vargas é tombada pelo Iphan, mas eucalitos centenários oferecem risco à população (Foto: Daniel Marcus/Divulgação)

Segundo Rogério, a prioridade é a segurança das pessoas que passam pela praça e será montada uma operação para realizar o corte raso de 40 eucaliptos condenados e podar outros 44 que oferecem risco de queda de galhos. A ação seguirá um estudo realizado por alunos da Universidade Estácio de Sá.

Reunião do prefeito com secretários aconteceu
nesta terça (Foto: Ascom Nova Friburgo)
De acordo com o município, a decisão foi adiada por falta de autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pelo tombamento do local. Porém, em nota, o órgão informou que “as podas e/ou cortes podem ser realizadas desde que haja laudo técnico emitido por profissional devidamente habilitado, comprovando a necessidade de tal. Estes serviços são periódicos e, há anos, os procedimentos corretos já foram orientados pelo Departamento de Patrimônio Natural Depam/Iphan”.

Operação de corte e poda
Segundo a prefeitura, a operação será feita com o Corpo de Bombeiros, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Defesa Civil, Serviços Públicos, Obras e Mobilidade Urbana. A ação irá mudar a rotina do local e serão retiradas as luminárias e madeiras dos bancos, além do corte de energia elétrica. A operação acontecerá nos dias 17, 18, 24, 25, 31 de janeiro e 1º de fevereiro, sempre das 7h às 17h.

Sobre a praça
A Praça Getúlio Vargas foi construída em 1880 pelo engenheiro e paisagista francês Auguste François Marrie Glaziou, também responsável pelo projeto paisagístico do Nova Friburgo Country Clube, e tombada pelo Iphan na década de 1980. Segundo o órgão, a espécie de eucalipto existente no local tem como característica a desrama natural. Ou seja, os galhos se desprendem naturalmente, sem que haja qualquer tipo de fator que provoque a queda.

Devido à idade dos eucaliptos, a queda de galhos ou de toda a árvore, como já aconteceu em julho de 2012, é um acontecimento normal e as podas erradas ao longo dos anos contribuem para  esses incidentes.


Fri Notícias/G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Eucaliptos centenários em Friburgo, RJ, serão cortados e podados Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias