As Últimas
Publicidade
7 de nov de 2014
Publicidade 2

Vigilância Sanitária Estadual interdita Hemocentro de Nova Friburgo, no RJ

Local está interditado desde quinta-feira (6), por falta de documentos.
Prefeitura diz que já apresentou laudos necessários para liberação.


Hemocentro foi interditado nesta quinta-feira (6)
(Foto: Reprodução/InterTV)
O Hemocentro de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, foi interditado nesta quinta-feira (6), após uma inspeção da Superintendência da Vigilância Sanitária Estadual que encontrou irregularidades no local. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Hemocentro só poderá voltar a funcionar assim que se adequar às normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Durante uma coletiva na tarde desta sexta-feira (7), o prefeito Rogério Cabral e o secretário de Saúde, Luiz Fernando Azevedo, falaram sobre a interdição.

Segundo Luiz Fernando, ele esteve na Vigilância Sanitária Estadual e apresentou todos os documentos necessários, demandas acumuladas ao longo de 15 anos. Foram apresentados laudos dos espaço físico, entre outros. Para voltar a funcionar, uma equipe da Vigilância terá que fazer nova inspeção no local. A expectativa da prefeitura é que na segunda-feira (10), o serviço já esteja normalizado.

Rogério Cabral e Luiz Fernando falaram sobre
interdição (Foto: Fernando Moraes/InterTv)
Ainda de acordo com o secretário de Saúde, as cirurgias eletivas realizadas no Hospital Municipal Raul Sertã foram suspensas. "Já entrei em contato com todos os hospitais particulares da cidade e com unidades de saúde da região que disponibilizam de banco de sangue. Cirurgias de emergências durante este período serão realizadas em hospitais particulares", afirmou Luiz Fernando.

Na manhã desta sexta-feira (7), a sala do Hemocentro, que fica ao lado do Raul Sertã, estava aberta, mas as coletas de sangue não podiam ser feitas. A interdição do local pegou vários pacientes de surpresa. A maioria dos voluntários que chegavam até o local não sabiam que o serviço de coleta estava suspenso.

A unidade atende pacientes de 11 municípios da Região Serrana. Ao lado do hospital, o novo prédio do hemocentro está passando por reforma. A construção começou em 2005, mas o espaço nunca foi inaugurado e já serviu, inclusive, de depósito de medicamentos e de materiais danificados.

Durante a coletiva, o secretário de Saúde também afirmou que até o final deste ano a obra estará concluída e, por esse motivo, não há necessidade de realizar obras na atual estrutura do Hemocentro. O valor da obra é de  R$ 353.274,00.


Fri notícias/G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Vigilância Sanitária Estadual interdita Hemocentro de Nova Friburgo, no RJ Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias