As Últimas
Publicidade
18 de out de 2014
Publicidade 2

Em Petrópolis, RJ, área atingida pelo fogo dobrou em 24 horas no Parnaso

O incêndio já devastou o equivalente a 1.300 campos de futebol.
O fogo castiga o Parque Nacional da Serra dos Órgãos há 11 dias.


Cerca de 1.330 hectares de vegetação nativa de Mata Atlântica já foram danificadas nos incêndios florestais que atingem há 11 dias o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), na Região Serrana do Rio de Janeiro. Na parte alta do parque, na divisa entre Petrópolis e Teresópolis, foram 856 hectares queimados na região dos morros do Mamute e Cubaio. Outros 420 hectares foram destruídos na região do Jacó, às margens da BR-495, e 55 hectares no Quebra Frascos, em Teresópolis.

Incêndio no Parnaso (Foto: Luiz Felipe Pimentel/ICMBio)

O novo levantamento da área atingida pelo fogo foi realizado neste sábado (18) pela sala de situação do Parque Nacional, que reúne Ibama e ICMBio. Ele aponta que a área atingida praticamente duplicou em comparação ao balanço anterior, efetuado na última sexta-feira (17), que registrou 700 hectares devastados. Para este resultado, foram utilizados dados colhidos hoje pela manhã em sobrevoo de helicóptero, imagens de satélite e registros de focos de calor disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Situação está mais amena
De acordo com o coordenador de Emergências Ambientais do ICMBio, Christian Berlinck, apesar destes dados, durante o último sobrevoo deste sábado, ocorrido no período da tarde, a situação estava bem mais amena. "Uma equipe trabalhou durante todo o dia no Quebra Frascos, em Teresópolis, e o fogo nesta região já está controlado. No Morro do Mamute, no Cobaio, 20 homens trabalharam também durante todo o dia e metade continuará o combate ao fogo nesta madrugada", relatou.

Christian ainda informou que os trabalhos não têm prazo para acabar, mas que uma estimativa pode ser apontada após os sobrevoos e o monitoramento deste domingo (19), quando dois helicópteros estarão efetuando lançamentos aéreos de água nos focos de incêndio.

Agentes ambientais da Superintendência do Ibama no Rio de Janeiro e do Escritório Regional de Nova Friburgo também estão no Parnaso. A equipe com seis fiscais está avaliando as origens suspeitas de fogo, na região de Itaipava, Jacó, Bonfim e Macumba e monitorando às margens da rodovia BR-495 (Petrópolis-Teresópolis).

Os 21 brigadistas do ICMBio que foram deslocados na manhã deste sábado dos parques nacionais da Tijuca e Jurubatiba também continuam em campo. Neste momento, cerca de 80 brigadistas do Ibama e ICMBio, incluindo 15 voluntários, estão trabalhando no combate ao fogo no Parna da Serra dos Órgãos.


Fri Notícias/ G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Em Petrópolis, RJ, área atingida pelo fogo dobrou em 24 horas no Parnaso Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias