As Últimas
Publicidade
15 de jul de 2014
Publicidade 2

Números da Copa são opostos em Teresópolis e Nova Friburgo, no RJ

Impacto nas cidades foi diferente por causa da Seleção. Treinos na Granja Comary atraíram turistas; Friburgo teve prejuízo.

O balanço da Copa do Mundo foi o oposto para Teresópolis, que foi a “casa da Seleção” durante o Mundial, e Nova Friburgo, ambas na Região Serrana do Rio. Enquanto o comércio da cidade onde os jogadores ficaram hospedados está em clima de festa, o de Nova Friburgo amarga o prejuízo. Em Teresópolis, bares e restaurantes registraram aumento de até 60% no movimento. Muito fizeram contratações de funcionários extras. Já na cidade vizinha, as lojas fecharam mais cedo nos dias de jogos e registraram queda nas vendas.

Torcedores lotaram Teresópolis durante o Mundial (Foto: Gustavo Garcia / G1)

Em dias de jogos do Brasil, no bar do Parque Regadas, em Teresópolis, o faturamento foi 30% superior, se comparado com os dias normais. O espaço ficava lotado, as mesas tomadas e os funcionários pareciam os jogadores da Seleção, correndo de um lado para o outro. “Muita gente veio assistir aos jogos aqui. Não dava para ficar parado”, disse o balconista André Brant.

Nos estabelecimentos da Avenida principal, o movimento chegou a ser 60% acima do normal e foi preciso fazer contratações extras. “Esperamos que eles tenham gostado da nossa recepção e que retornem”, afirmou o auxiliar de escritório Uillian Valadão.

O presidente da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Teresópolis (Aciat), Rogério Pereira, fala sobre o legado deixado pela Copa na cidade. “Por muitos anos a cidade vai continuar colhendo os frutos deste grande acontecimento que foi o Mundial de 2014”, garantiu ele. As pousadas e hotéis também comemoram a taxa de ocupação, que ficou em 100%.

Já em Nova Friburgo o clima é de reação para recuperar o prejuízo. A vendedora Andreza Cerqueira, afirma que a meta estipulada pela loja onde trabalha não foi batida em junho e acredita que levará um tempo para o comércio se estabilizar. Bráulio Resende, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Friburgo, afirma que apenas o comércio de eletrônicos ficou fora do prejuízo por conta da procura por televisores. “O Mundial afetou até o Dia dos namorados, quando as vendas costumam ser muito boas”, lamentou.


Fri Notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Números da Copa são opostos em Teresópolis e Nova Friburgo, no RJ Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias