As Últimas
Publicidade
13 de abr de 2014
Publicidade 2

Procissão de Ramos dá início à Semana Santa em Nova Friburgo, RJ

Benção de Ramos aconteceu na Rua Duque de Caxias neste domingo (13). Católicos também participaram na Santa Missa da Paixão do Senhor.

Proissão seguiu até à igreja são Francisco de Assis (Foto: Suzana Barrozo/InterTV)
Católicos de todas as idades participaram na manhã deste domingo (13) da Benção de Ramos celebrada na Rua Duque de Caxias em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio. Em seguida, os cristãos seguiram em procissão até a Igreja São Francisco de Assis, onde foi celebrada a Santa Missa da Paixão do Senhor. O Domingo de Ramos celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, quando foi aclamado pelo povo com ramos nas mãos. Centenas de fiéis também celebraram o início da Semana Santa na Catedral São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.

Católicos ganharam ramos durante a celebração
(Foto: Suzana Barrozo/InterTV)
Durante toda a manhã a Rua Duque de Caxias ficou fechada. O trânsito também ficou lento da Praça Getúlio Vargas até à Dermeval Barbosa Moreira. A manhã de domingo foi de muito movimento pelas ruas da cidade.

A Semana Santa é o tempo litúrgico mais importante para os católicos, onde são lembrados a morte e a ressurreição de Cristo. Até o domingo de Páscoa, dezenas de igrjas da cidade realizam missas e outras programações.

Confira a programação da Catedral São João Batista:

Segunda-feira Santa (14/04)
8h e 16h – Santa Missa
19h30 – Via Sacra


Terça-feira Santa (15/04)
8h, 16h e 19h – Santa Missa


Quarta-feira Santa (16/04)
8h, 16h e 19h – Santa Missa
20h – Procissão do Encontro presidida pelo bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso. Imagem da Virgem Dolorosa (mulheres) sairá do Colégio Nossa Senhora das Dores e a imagem do Senhor dos Passos (homens) sairá da Paróquia de São Francisco de Assis. O encontro será na Praça Demerval Barbosa Moreira.


Quinta-feira Santa (17/04) - Dia da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio
10h – Santa Missa do Crisma com a renovação das promessas sacerdotais, presidida por Dom Edney Gouvêa Mattoso e concelebrada pelos sacerdotes da Diocese.
19h – Santa Missa da Ceia do Senhor, presidida por Dom Edney Gouvêa Mattoso, com o Rito do lava-pés, seguindo-se a Vigília Eucarística com o Bispo, Sacerdotes, Diáconos, Seminaristas, Religiosas, ministérios, pastorais, grupos e a comunidade.


Sexta-feira da Paixão e Morte e do Senhor (18/04) 
Dia de jejum e abstinência
Continuação da Vigília Eucarística
15h – Celebração da Paixão do Senhor, com Adoração da Cruz e Comunhão, presidida por Dom Edney Gouvêa Mattoso
18h – Procissão do Senhor Morto e Sermão das sete palavras


Sábado Santo (19/04)
Levar velas
21h – Solene Vigília Pascal presidida por Dom Edney Gouvêa Mattoso com as liturgias da Luz, Palavra, Batismal e Eucarística. Em seguida, Procissão Eucarística da Ressurreição.


Domingo de Páscoa do Senhor (20/04)
10h – Santa Missa Solene da Páscoa, presidida por Dom Edney Gouvêa Mattoso
17h e 19h – Santa Missa Solene da Páscoa



Fri Notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Procissão de Ramos dá início à Semana Santa em Nova Friburgo, RJ Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias