As Últimas
Publicidade
18 de abr de 2014
Publicidade 2

Ex-prefeito de Petrópolis, RJ, Paulo Rattes morre no Rio de Janeiro

Paulo Rattes tinha 80 anos e estava internado há mais de um mês. Ex Prefeito morreu de insuficiência cardíaca.

O ex-prefeito de Petrópolis, Paulo Rattes (Foto:
Arquivo de Família)
O ex-prefeito de Petrópolis, Região Serrana do Rio, Paulo Rattes, morreu na madrugada desta sexta-feira (18) de insuficiência cardíaca no Hospital Pró-Cardiáco em Botafogo, no Rio de Janeiro. Paulo estava internado há mais de um mês e tinha 80 anos.

O corpo será velado neste sábado (19) na Prefeitura de Petrópolis e volta para o Rio de Janeiro, onde será cremado. Ele foi prefeito de Petrópolis três vezes, um dos fundadores do PMDB e ex-deputado federal pelo MDB. Era casado com Ana Maria Rattes e deixa três filhos, entre eles Adriana Rattes, secretária de Cultura do Estado do Rio.

Sobre Paulo Rattes
Rattes era Advogado e Engenheiro Agrônomo e está entre os maiores articuladores da política do estado do Rio de Janeiro. Foi vice-prefeito, 1967-1969 (Petrópolis, RJ- MDB); prefeito, 1969-1971 (Petrópolis, RJ – MDB); Prefeito, 1973-1977 (Petrópolis, RJ – MDB); Deputado Federal, 1979-1983 (Rio de Janeiro – PMDB); Prefeito, 1983-1989 (Petrópolis, RJ – PMDB); Deputado Federal, 2003 (Rio de Janeiro – PST); Deputado Federal, 2009 (Rio de Janeiro).

Também já atuou como secretário de Estado, sendo duas vezes Secretário de Governo com Moreira Franco e Rosinha Garotinho. Elegeu sua esposa Ana Maira Rattes deputada federal constituinte e entre feitos e polêmicas fez inúmeros amigos, seguidores e grandes adversários. Assumiu, como Suplente, o mandato de Deputado Federal na Legislatura 2003-2007, de 12 de março de 2003 a 06 de maio de 2003; Assumiu, como Suplente, o mandato de Deputado Federal, na Legislatura 2007-2011, em 28 de janeiro de 2009, em virtude do afastamento do Deputado Rodrigo Bethlem.

Nota de pesar
O governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, divulgou nota de pesar no final da manhã desta sexta-feira (18). "Paulo Rattes foi um dos mais importantes políticos da história de Petrópolis. Um homem experiente que, em seus mandatos como prefeito e deputado federal, contribuiu de maneira inestimável para o desenvolvimento de nosso estado. Registro meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos", disse Pezão.


Fri notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Ex-prefeito de Petrópolis, RJ, Paulo Rattes morre no Rio de Janeiro Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias