As Últimas
Publicidade
13 de set de 2013
Publicidade 2

Região Serrana debate implantação do Samu nos municípios

Cidades da região não possuem o Serviço Móvel de Urgência. Em Petrópolis, prédio onde funcionará serviço passa por reformas.

Municipios querem o Serviço Móvel de
Urgência (Samu) (Foto: Reprodução/RBS TV)
A reativação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana foi a principal discussão do encontro da Comissão Intergestora Regional (CIR – Serrana), realizado esta semana em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio. O secretário de Saúde de Petrópolis, André Pombo, levou um balanço de todas as ações para a implantação do Serviço Móvel de Urgência (Samu) no município, para o atendimento à Região Serrana. O consórcio é formado por 16 municípios serranos do Estado e desde 2012 encontra-se esvaziado. Uma das principais bandeiras do consórcio é justamente o início do Samu na Região Serrana.

“O prédio onde funcionará o serviço passou por reforma e está sendo adequado conforme as determinações do Ministério da Saúde. Realizamos o processo seletivo para a contratação dos profissionais, compramos os materiais e equipamentos usados no atendimento e também o uniforme utilizado pela equipe. Estamos na reta final para iniciarmos o serviço”, disse André Pombo.

A coordenadora de urgência e emergência do estado, Gisela Motta de Miranda, elogiou o que vem sendo feito por Petrópolis para estruturar o Samu no município, mas ressaltou que os custos são altos e com a reativação do consórcio as verbas destinadas pelo Ministério da Saúde são maiores. “É muito importante que o consórcio seja reestruturado”, frisou.

A reunião contou ainda com representantes do Ministério da Saúde e do Conselho Municipal de Secretarias de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems/RJ), que também enfatizaram a importância da reativação do consórcio. “Para que o Samu funcione em toda a região é preciso que o consórcio esteja fortalecido. Petrópolis está fazendo a sua parte e estruturando o serviço, mas é preciso que todos os municípios se unam para viabilizar o Samu em toda a região”, alertou Luciana Nunes, a consultora do Samu do Ministério da Saúde.


Fri notícias/ G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Região Serrana debate implantação do Samu nos municípios Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias