Prefeitura de Nova Friburgo, RJ, disponibiliza material instrutivo para retorno das aulas presenciais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, material servirá como base para organização dos alunos e profissionais da Rede

Por Redação Portal Fri Notícias em 12/03/2021 às 14:07:37
Foto: Divulgação/Agência Brasil

Foto: Divulgação/Agência Brasil

A Prefeitura de Nova Friburgo, RJ, através da Secretaria Municipal de Educação, disponibilizou um material instrutivo para o retorno das aulas presenciais no município.

O material contém diversas informações detalhadas com regras de protocolos sanitários a serem seguidos pelos alunos e pelas equipes das unidades escolares, assim como, sugestões de metodologias de trabalho.

De acordo com a prefeitura, as aulas retornarão ao modo presencial por autorização do Decreto Municipal de nº 891/21. Ainda segundo o executivo, o retorno seguirá orientações e protocolos de importantes instituições internacionais e nacionais, como UNESCO, FIOCRUZ e a Sociedade Brasileira de Pediatria. Responsáveis pelos alunos menores ou maiores de 18 anos, deverão assinar o Termo de Responsabilidade (anexo 3 do material de instrução) para frequentarem as escolas, entretanto, ficará à escolha de cada família se o retorno presencial será feito ou não.

O ensino remoto nas unidades escolares municipais será feito por meio de caderno pedagógico (material impresso elaborado pelos profissionais da Rede), caderno pedagógico para a Educação Especial (adaptado pelo professor, de acordo com a necessidade de cada criança), ensino online, indicação para roteiros de estudos e adoção de livros didáticos.

O retorno das aulas seguirá as principais regras de combate ao coronavírus como o distanciamento físico; limpeza, desinfecção e higienização de ambiente; higienização pessoal; monitoramento; e comunicação. O detalhamento de cada um deles encontra-se no material de instrução.

O aluno e todos os profissionais da Rede que apresentarem sintomas relativos à COVID-19, serão encaminhados para a unidade de saúde mais próxima portando um formulário de notificação (disponível no anexo do material de instrução) preenchido pela unidade escolar. Além disso, o rastreamento de contatos de qualquer caso suspeito deverá ser feito e, quando identificado algum caso de contaminação, seja aluno ou trabalhador, as aulas presenciais deverão ser suspensas por 14 dias, sendo oferecida a aula na modalidade remota neste período.

A Secretaria Municipal de Educação destaca que o bandeiramento, divulgado semanalmente pela Secretaria de Saúde, será determinante para a continuação das aulas presenciais. Se a bandeira for vermelha ou roxa, automaticamente as aulas presenciais serão suspensas. No caso de bandeira laranja, até 50% do número de alunos por turma poderá ser mantida, bandeira amarela, o número sobe para 75% e, na bandeira verde, a ocupação poderá ser de 100%. Todas as unidades, sejam elas municipais ou particulares, terão que estabelecer planos de ação de acordo com cada cenário da bandeira vigente.

Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)