Professores da Rede municipal de ensino de Nova Friburgo, RJ, receberão adicional a partir de março.

Segundo a Prefeitura, valores não vinham sendo pagos hĂĄ alguns anos sob a alegação da necessidade de estudo de impacto-financeiro prĂ©vio.

Por Redação Portal Fri Notícias em 01/03/2021 às 21:12:11
Foto: Reprodução/internet

Foto: Reprodução/internet

A Prefeitura de Nova Friburgo, RJ, anunciou na tarde desta segunda-feira, 1Âș de março, que partir deste mĂȘs, serĂĄ pago o adicional de qualificação e mudanças de classe previsto no Plano de Cargo, Carreira e Remuneração do Magistério instituído pela Lei Complementar Municipal nÂș40/2008.

De acordo com a Prefeitura, verba advém do FUNDEB, em proporção não inferior a 70% dos recursos anuais totais do Fundo, destinado ao pagamento, em cada rede de ensino, de remuneração dos profissionais da educação bĂĄsica em efetivo exercício, inclusive com a inserção de alguns profissionais contemplados agora com a lista mais ampliada, devido à mudança recente na legislação.

Os valores não vinham sendo pagos hĂĄ alguns anos sob a alegação da necessidade de estudo de impacto-financeiro prévio, embora seja uma verba jĂĄ garantida por lei e com recurso federal destinado para esse fim, apontados pela Subprocuradoria de Assuntos Trabalhistas como uma herança até então estagnada e passada para a Administração Pública atual, tanto de processos administrativos, quanto de processos judiciais, que se arrastam por 8 (oito) anos e totalizam cerca de R$6.500.000,00 (seis milhões e meio) de débitos pretéritos. A Subprocuradoria apresentou a situação como prioritĂĄria e urgente e encaminhada para anĂĄlise da Procuradoria Geral do Município e pelo Chefe do Executivo, Johnny Maycon.

O Prefeito, junto a Secretaria Municipal de Educação, decidiram pela implementação do adicional de qualificação e mudanças de classe instituídos pelo Plano de Cargo, Carreira e Remuneração do Magistério, após abertura de processo administrativo constando a listagem de todos os servidores envolvidos, anĂĄlise, parecer e ciĂȘncia de cada um, no âmbito de suas atribuições.

Quanto aos valores dos exercícios anteriores, deverão ser negociados o seu parcelamento pela Procuradoria Geral do Município e o servidor através de acordo individual, permitido por lei, que poderão ser pagos a partir de 2022, de modo a possibilitar a previsão na Lei OrçamentĂĄria Anual em obediĂȘncia aos ditames legais.

Johnny Maycon viabilizou uma ação conjunta e coordenada para solução do problema e contou com a participação de diversas secretarias e pastas.

Comunicar erro

ComentĂĄrios

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)