Teresópolis, RJ, intensifica as medidas de prevenção contra dengue.

Município teve alta nos casos de dengue nos últimos dias. Secretaria de Saúde solicitou ao Governo do estado o envio de fumacê para aplicação nos bairros.

Por Redação Portal Fri Notícias em 19/02/2024 às 17:22:36

Com a alta nos casos de dengue no município, a Prefeitura Municipal de Teresópolis, através da Secretaria de Saúde, está intensificando as ações de combate a dengue em toda a cidade.

Conforme anunciado pela Secretária Clarissa Rippel, diversas medidas estão sendo adotadas para evitar a proliferação da doença e na assistência aos pacientes que já estejam infectados, como a solicitação do fumacê ao Governo do Estado e a criação da sala de hidratação 24h na Unidade de Cuidados Intermediários Dr. Eitel Abdallah.

Desde o dia 1 de janeiro até o dia 16 de fevereiro o município registrou 142 casos positivos da doença, com 6 casos graves, onde se fez necessária a internação. Desses 6 casos, apenas 1 paciente permanece internado.

O Prefeito Vinicius Claussen ressaltou que mesmo com poucos casos, os cuidados não estão sendo deixados de lado: "Hoje o Brasil passa por um surto de dengue e até as cidades que antes não apresentavam a doença, como era o caso de Teresópolis, já registram casos e isso nos preocupa. Se compararmos com cidades vizinhas, Teresópolis tem a menor taxa de casos confirmados e em sua maioria as pessoas apresentam sintomas leves. Mesmo assim, estamos intensificando as ações de combate para que a população não seja ainda mais atingida pela dengue."

No último dia 9 de fevereiro a Secretaria de Saúde inaugurou a sala de hidratação 24h, na Unidade de Saúde Dr. Eitel Abdallah, no bairro de São Pedro. O espaço exclusivo é voltado para pacientes que testaram positivo para a dengue e apresentam sintomas um pouco mais intensos, já que uma das etapas fundamentais do tratamento é a hidratação. Os pacientes também podem procurar a UPA24h e o SPA Bonsucesso para atendimento.

Além da Sala de hidratação 24h, a Secretaria de Saúde solicitou ao Governo do estado do Rio de Janeiro o envio do fumacê para aplicação nos bairros da cidade e realizou a aquisição emergencial, através de fonte de custeio do Ministério da Saúde, de testes rápidos para dengue e de 1.000 frascos de repelentes, que serão distribuídos para grávidas e pessoas em vulnerabilidade social pelos agentes comunitários, equipe SAD (Serviço Atenção Domiciliar) e agentes de endemia em domicílio.

Em Setembro de 2023 o poder executivo enviou projeto de lei à Câmara Municipal para que fosse realizado processo seletivo para a contratação de agentes de combate a endemia porém, o projeto foi recusado. Na última semana foi enviado novamente ao legislativo um novo projeto para viabilizar a contratação de 160 novos agentes. O projeto segue em análise.

Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)