Horta comunitária. (Foto: Divulgação)
O 'Programa Mãos à Horta', da Prefeitura de Itaperuna, RJ, está beneficiando estudantes da Rede Municipal de Ensino, além de famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).
O programa está presente em espaços diversos, com hortas espalhadas pelo município, incluindo escolas, unidades de saúde, dentre outros locais. A horta comunitária principal está localizada entre as ruas Alagoas e Mozart Bastos Soares, no Bairro Lions.
Essas hortas comunitárias representam espaços coletivos dedicados ao cultivo de alimentos, fomentando a colaboração, sustentabilidade e coesão social. Ainda proporciona a oportunidade de ofertar alimentos frescos e saudáveis, reforçando hábitos alimentares mais equilibrados.
A secretária municipal de Agricultura Viviane Braga Pereira Rodrigues, a Vivi Dentista, falou sobre o trabalho da equipe responsável pelo programa. "Nossa equipe desempenha um papel fundamental na manutenção e no sucesso desse espaço. Temos profissionais comprometidos que dedicam tempo e esforço para garantir que a horta prospere. Suas contribuições diárias são fundamentais para o crescimento saudável das hortaliças, além da manutenção do espaço", comentou.
O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, também falou sobre a importância do trabalho da equipe. "Entendo que o trabalho em conjunto é essencial e a equipe precisa coordenar suas atividades, compartilhando responsabilidades, além de superar os obstáculos do dia a dia. Esses trabalhadores são exemplos e vem demonstrando comprometimento com o Programa Mãos à Horta. É um trabalho digno de reconhecimento e nós estamos muito satisfeitos com os resultados", finaliza Alfredão.
O programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com as secretarias de Educação; Saúde; e Assistência Social, Trabalho e Habitação; além do Colégio Agrícola e PESAGRO-RIO (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro).