Palestra de conscientização e prevenção ao suicídio é realizada em Itaperuna, RJ.

Durante todo o mês de setembro, as unidades de saúde estarão trabalhando o Setembro Amarelo, proporcionando à população, informações importantes, que podem fazer a diferença na vida das pessoas.

Por Redação Portal Fri Notícias em 11/09/2023 às 22:43:48
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna, RJ, vem dando prosseguimento a uma série de ações e palestras no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, UBS (Unidade Básica de Saúde) nos bairros e distritos, entre outros espaços.

Recentemente, profissionais da Secretaria promoveram relevante palestra de conscientização e prevenção ao suicídio, afinal, é preciso falar desse tema para o máximo de pessoas. É possível salvar vidas se soubermos um pouco sobre o comportamento das pessoas e seus pensamentos.

Durante todo o mês de setembro, as unidades de saúde estarão trabalhando esse tema, proporcionando à população, informações importantes, que podem fazer a diferença na vida das pessoas.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, que ocorre durante todo o referido mês e tem como objetivo, alertar a população sobre a importância de se discutir abertamente o tema "suicídio", bem como promover a prevenção e o apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade emocional.

A cor amarela foi escolhida como símbolo da campanha devido à sua associação com a luz, calor, vida e esperança, elementos que são fundamentais na prevenção. O trabalho preventivo é um desafio complexo, mas, existem diversas medidas que podem ser tomadas para ajudar a reduzir os riscos e oferecer suporte às pessoas que estão passando por momentos difíceis. Veja algumas dicas!

- Esteja atento a sinais de alerta que podem indicar que alguém está pensando em suicídio, como isolamento social, expressões de desesperança, mudanças abruptas de comportamento ou expressões diretas de desejo de morrer;

- Quando alguém estiver passando por momentos difíceis, demonstre apoio genuíno e esteja disposto a ouvir. Evite fazer julgamentos ou minimizar os sentimentos da pessoa. Deixe-a falar sobre seus sentimentos e preocupações, e mostre empatia e compreensão;

- A prevenção ao suicídio envolve a construção de relacionamentos baseados na confiança e na compaixão. Às vezes, apenas a sensação de que alguém se importa o suficiente para ouvir, pode fazer uma diferença significativa na vida de alguém em crise.

Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)