Projeto Sou do Mangue abre inscrições para primeiro Ecoclube de Cachoeiras de Macacu, RJ.

Com a parceria da NTS, adolescentes vão ganhar bolsa-auxílio para participação cidadã na região.

Por Redação Portal Fri Notícias em 11/07/2023 às 22:23:53
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o propósito de fomentar o protagonismo jovem em prol das boas práticas socioambientais, o Projeto Sou do Mangue - uma realização da Nova Transportadora do Sudeste (NTS), executado pela ONG Guardiões do Mar - está com inscrições abertas para o primeiro Ecoclube Serra Mar, de Cachoeiras de Macacu, RJ.

Adolescentes de 15 a 17 anos incompletos, que residam no município, poderão se inscrever gratuitamente para o processo seletivo. As inscrições poderão ser feitas do dia 4 de julho a 8 de agosto.

Serão oferecidas 20 vagas, sendo 15 para início imediato e cinco para formação de cadastro reserva. Os selecionados receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 375,00 – trezentos e setenta e cinco reais.

A juventude e a educação estão no epicentro da transformação e é muito importante incentivar a participação das novas gerações na discussão sobre o futuro. Durante esse projeto de educação ambiental continuada, os participantes terão a oportunidade de aprender conceitos e práticas socioambientais, que poderão ser utilizados em benefício de suas comunidades.

As atividades do Ecoclube ocorrerão ao longo de nove meses consecutivos, com um encontro semanal de duas horas. Haverá também aulas práticas, em complementação à formação teórica, fora de sala, com o acompanhamento do instrutor.

Para concorrer às vagas, os adolescentes devem estar devidamente matriculados e frequentando a escola; ter escolaridade mínima do quinto ano do ensino fundamental; e possuir renda familiar igual ou inferior a três salários mínimos.

O processo seletivo será composto por duas etapas. A primeira terá uma prova escrita — múltipla escolha e redação — e a segunda será composta por uma entrevista individual e entrega de documentos. Ambas as fases possuem caráter classificatório e/ou eliminatório.

Para se inscrever, basta preencher o formulário neste link, do dia 04 de julho até o dia 08 de agosto às 23h59.O edital com todas as orientações pode ser conferido nos endereços do Facebook e Instagram.

Primeiro Ecoclube Serra/Mar

Os ecoclubes constituem um movimento internacional de participação juvenil. Liderado pelos próprios jovens, os participantes articulam ações buscando a mudança da realidade das localidades onde estão inseridos por meio de campanhas de sensibilização e propostas que promovam a sustentabilidade.

Este será o primeiro Ecoclube Serra/Mar de Cachoeiras de Macacu, incluindo os jovens na discussão sobre a construção de um futuro mais justo, saudável e harmonioso para todos: pessoas e meio ambiente. Os participantes aplicarão o conhecimento de caráter socioambiental aprendido durante os encontros semanais, atuando de forma prática junto à comunidade em atividades diversas.

"Por meio do Ecoclube, o Projeto Sou do Mangue amplia os horizontes dos jovens apoiando a promoção da democracia participativa na construção das políticas públicas adequada aos seus interesses, necessidades e aspirações. O jovem, como investigador de suas próprias práticas, engajado nos desafios colocados pela condição social é uma realidade possível. Essa é a nossa maior conquista!", destaca Angela Soledade, pesquisadora do Projeto Sou do Mangue.

Parceria do bem

O Projeto Sou do Mangue, uma execução da NTS – Nova Transportadora do Sudeste, com realização da ONG Guardiões do Mar, teve início em outubro de 2020, quando começou o trabalho de Restauração Florestal de 10 hectares de manguezais degradados, localizados na APA de Guapi-Mirim. O projeto tem duração de 48 meses e segue os mais rigorosos indicadores de qualidade ambiental, como a Resolução INEA n° 143 de 2017.

Diversas atividades foram realizadas, como: restabelecimento do fluxo da maré, roçada de espécies invasoras, transplante e plantio de mudas pertencentes às três espécies arbóreas nativas da região. Atualmente, a área encontra-se na fase de manutenção e monitoramento. Ao todo, foram plantadas 25.000 mudas. A ação conta com a parceria da Cooperativa Manguezal Fluminense para as atividades operacionais em campo, formada por membros da comunidade tradicional que reside na Baia de Guanabara.

Nessa nova etapa da parceria, com duração de 12 meses, a educação ambiental será utilizada como ferramenta para um trabalho de relacionamento comunitário com moradores de comunidades, direta ou indiretamente impactadas, pelo Gasoduto Itaboraí-Guapimirim (Gasig). O objetivo é sensibilizá-los e mobilizá-los para a disseminação de informações e boas práticas ambientais.

As comunidades atendidas pela parceria são: Alto do Jacu, Itambí e Sambaetiba, em Itaboraí; Parada Modelo e Vale das Pedrinhas, em Guapimirim; e Bonanza, São José da Boa Morte e Santana de Japuiba, em Cachoeiras de Macacu.

"Esperamos, que ao final da intervenção, os participantes das comunidades trabalhadas estejam melhor preparados para disseminar conceitos e boas práticas, levando aos seus familiares, vizinhos e amigos a importância do correto descarte de resíduos sólidos. Haja vista que, além do impacto estético e ambiental, eles trazem grandes riscos à saúde, além de comprometer os ecossistemas costeiros, em especial os manguezais da Baía da Guanabara, por conta da conectividade serra/mar", explica o coordenador do Projeto Sou do Mangue, Guilherme Assis.


Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)