Instituto LafargeHolcim certifica turma em Pedreiro de Alvenaria na Região Serrana do Rio

Entre os 14 alunos, moradores de Cantagalo, Cordeiro e Macuco que concluíram o curso profissionalizante gratuito, 35% foram mulheres.

Por Redação Portal Fri Notícias em 27/07/2022 às 18:22:23

O Instituto LafargeHolcim, responsável por administrar o investimento social da companhia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cordeiro, a Firjan SENAI SESI e a BrasilNet, finalizou, este mês, a capacitação técnica profissionalizante gratuita de Pedreiro de Alvenaria.

A iniciativa aconteceu em Cordeiro, município localizado na Região Serrana do Rio de Janeiro, e teve como objetivo apoiar o desenvolvimento econômico social local, alinhado ao compromisso da companhia com o fortalecimento das comunidades do entorno, estímulo ao empreendedorismo e à geração de renda. O curso foi concluído por 14 moradores de Cantagalo, Cordeiro e Macuco, sendo cinco mulheres e uma pessoa com deficiência.

"O projeto faz parte de um conjunto de iniciativas que reforçam o compromisso da LafargeHolcim em apoiar as comunidades do entorno de suas unidades. Nesta turma, tivemos a grata surpresa de receber um expressivo número de mulheres, além de uma pessoa com deficiência. Isso demonstra que estamos quebrando paradigmas em relação à diversidade no setor.

Com a capacitação técnica de Pedreiro de Alvenaria, oferecemos uma excelente oportunidade de crescimento profissional para os moradores da região, já que o setor da construção civil tem importante peso na economia brasileira, principalmente no sudeste do país. Acreditamos que iniciativas como esta impactam positivamente no desenvolvimento local e na geração de empregos e renda", afirma Tatiana Brasil Nogueira, coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa da LafargeHolcim.

A cerimônia de formatura aconteceu no Parque de Exposições Raul Veiga, local onde as aulas foram ministradas, no último dia 4 de julho. O evento contou com a presença do vice-prefeito de Cordeiro, Elvis Mutti, de representantes da LafargeHolcim, do Instituto LafargeHolcim e da Firjan SENAI SESI, além de autoridades locais. Com 276 horas de aula, o curso foi ministrado pela Firjan SENAI SESI e teve três módulos. O primeiro focou na teoria e abordou os temas: QMS – Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Introdução a Construção de Edifícios e Leitura e Interpretação de Projetos. O segundo foi totalmente prático e incluiu técnicas de execução de alvenaria com e sem função estrutural e integração de competências profissionais. No terceiro, os alunos trabalharam conteúdos relacionados ao desenvolvimento humano e trataram de questões como: identidade, autocuidado, expressão e interação social, diversidade, direitos humanos, responsabilidade social, mercado profissional, educação financeira e projeto de vida.

"A parceria foi um sucesso, mesmo diante dos desafios da pandemia. Cerca de 100 pessoas participaram do processo seletivo! O mais interessante é que 35% da turma eram mulheres, embora o setor da construção civil ainda seja uma área predominantemente masculina. Além da capacitação técnica em Pedreiro de Alvenaria, pensamos em oferecer suporte para os alunos desenvolverem habilidades interpessoais ao longo da jornada de aprendizado. Por isso, o curso teve um módulo básico, um técnico e um de gestão, desenvolvimento humano e responsabilidade social. Acreditamos que essa combinação criou uma forte base de conhecimento que vai resultar na geração de emprego e, consequentemente, de renda para essas pessoas", explica Gil Mairon da Silva, Coordenador Operacional de Educação Profissional do SENAI Nova Friburgo.

Os alunos aprovaram o curso e demonstraram otimismo em relação a futuras oportunidades no mercado de trabalho. "O curso de Pedreiro de Alvenaria foi a primeira capacitação técnica profissionalizante que tive a oportunidade de fazer e posso dizer que a experiência foi excelente! Me inscrevi no projeto com o objetivo de adquirir conhecimento técnico no segmento da construção civil, para conseguir um emprego na área, que vive um bom momento de demanda. Tenho a mobilidade reduzida em um dos lados do corpo, mas isso não me atrapalhou em nada. Concluí todos os módulos sem nenhuma dificuldade. Agora, com a formação, espero conseguir um emprego para colocar em prática tudo que aprendi", destaca Savyo Felix, um dos formandos.

Jucinara Cipriano João viu na capacitação a oportunidade de se inserir em um novo mercado. "Sempre tive a curiosidade de saber como funciona o trabalho do profissional pedreiro de alvenaria. Além disso, estava desempregada e, sabendo que o mercado de trabalho para as mulheres no setor da construção civil está crescendo nos últimos anos, buscava um ponto de partida para conseguir um emprego na área. Por isso, assim que fiquei sabendo do projeto, me inscrevi e agarrei a oportunidade com todas as forças. Já fiz outros cursos profissionalizantes e o grande diferencial desse foi a parte comportamental. Participar do projeto foi uma experiência maravilhosa, que contribuiu imensamente para o meu desenvolvimento pessoal. Tenho certeza de que levarei os aprendizados para toda a vida", ressaltou a aluna.

Sobre a LafargeHolcim

A LafargeHolcim Brasil atua no país desde 1951 com um claro compromisso com a sustentabilidade, sendo uma das principais empresas do setor de materiais de construção, com foco em cimento, concreto e agregados. A companhia se juntou à iniciativa da Science Based Targets (SBTi) "Business Ambition for 1.5°C", tornando-se a primeira empresa mundial da indústria de construção a assinar o compromisso de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050 e com metas intermediárias até 2030.

Seus produtos e soluções inovadores são utilizados em diferentes projetos de construção, de moradias populares às maiores e mais tecnicamente desafiadoras obras de infraestrutura do país. Em 2022, a LafargeHolcim conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a certificação Great Place To Work (GPTW), importante reconhecimento das políticas de valorização da companhia voltadas para seus colaboradores. Com cerca de 1.400 empregados, a companhia tem um parque industrial distribuído em três das cinco regiões do país: Sudeste (SP, RJ, MG e ES), Nordeste (BA e PB) e Centro-Oeste (GO), com 24 unidades no Brasil.

Sobre o Instituto LafargeHolcim

O Instituto LafargeHolcim é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público –, que faz a gestão dos investimentos sociais da LafargeHolcim Brasil. Os projetos de investimento social, apoiados pelo Instituto LafargeHolcim, são desenvolvidos e gerenciados pela comunidade; o Instituto atua como um facilitador. O Instituto LafargeHolcim é associado ao Grupo de Institutos e Fundações e Empresas (Gife) e à RedeAmérica.

Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)