Em Petrópolis, RJ, Selo Escola Segura Ă© obrigatório para inĂ­cio as aulas no modelo hĂ­brido

A opção pelo sistema hĂ­brido não Ă© obrigatória. Pais e/ou responsĂĄveis que preferirem poderão manter os estudantes apenas com ensino remoto, como acontece atualmente.

Por Redação Portal Fri Notícias em 03/05/2021 às 14:48:32
Foto: ASN

Foto: ASN

Escolas públicas e privadas de Petrópolis, RJ, só poderão iniciar as aulas no sistema híbrido com o Selo Escola Segura. A medida, foi publicada no DiĂĄrio Oficial da última sexta-feira, (30), e visa a segurança de alunos e equipes da Educação, uma vez que algumas escolas vistoriadas ainda não estavam adequadas, atendendo os requisitos exigidos pela Comissão de Vistoria, formada por representantes da Vigilância SanitĂĄria, Secretaria de Educação e grupo de trabalho. Até agora, das 30 escolas vistoriadas, 22 atenderam as exigĂȘncias e estão recebendo o selo de Escola Segura.

Nesta segunda-feira, 03 de maio, foram iniciadas aulas no sistema híbrido apenas para o 3Âș ano do Ensino Médio da rede municipal, no Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio. Na rede privada, estarão liberadas para funcionar as turmas do 3Âș ano do Ensino Médio e 1ÂȘ ano do Ensino Fundamental. Em ambos os casos, só serão autorizadas a receber alunos – respeitando o distanciamento de 1,5 metro e o limite mĂĄximo de 50% do número de alunos da turma – as unidades de ensino aprovadas na vistoria, e que garantiram o selo de segurança.

A opção pelo sistema híbrido não é obrigatória, ou seja, os pais e/ou responsĂĄveis que preferirem poderão manter os estudantes apenas com ensino remoto, como acontece atualmente.

A retomada das aulas serĂĄ gradual, respeitando calendĂĄrio que prevĂȘ intervalos de no mínimo uma semana entre cada etapa da flexibilização. No caso da rede municipal, onde as aulas serão iniciadas pelo Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, a reabertura começa pelo 3Âș ano do Ensino Médio e avança para o 2Âș ano do Ensino Médio após 15 dias. A previsão é que sete dias depois seja autorizado o início das aulas para turmas do 1Âș ano do Ensino Médio. Após esta fase serão iniciadas as etapas de flexibilização para turmas do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos e, posteriormente, Educação Infantil.

Na rede privada a retomada serĂĄ feita também de forma escalonada, começando, nesta semana, para turmas do 3Âș ano do Ensino Médio e 1Âș ano do Ensino Fundamental. A partir daí, a flexibilização serĂĄ semanal, com liberação de duas séries em cada etapa: 2Âș ano do Ensino Médio e 2Âș ano do Ensino Fundamental na semana 2 (iniciada no dia 10/05); 1Âș ano do Ensino Médio e 3Âș ano do Ensino Fundamental na semana 3 (iniciada em 17/5); 4Âș ano e 9Âș ano do Ensino Fundamental na semana 4 (iniciada no dia 24/5); 5Âș ano e 8Âș ano do Ensino Fundamental na semana 5 (iniciada no dia 31/5); e 6Âș ano e 7Âș ano do Ensino Fundamental na semana 6 (iniciada no dia 7/6). A Educação Infantil serĂĄ autorizada a iniciar o período de adaptação, com atendimento individual, na semana 3, e deverĂĄ ser autorizada a funcionar, respeitando a mesma limitação de alunos imposta às demais séries, na semana 7 (iniciada no dia 14).

Escolas que ainda não solicitaram a vistoria devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 2246-8675.

Confira a lista das escolas que jĂĄ em o selo:

*As unidades tĂȘm autonomia para definir a data de retorno.

- Colégio Pensi

- Colégio Ipiranga

- Instituto Metodista de Petrópolis

- Colégio Aplicação

- CIEP Cecília Meirelles

- SeminĂĄrio Educacional Diocesano

- Colégio Dinâmico

- Escola Estadual de Araras

- Colégio Estadual Irmã Cecília Jardim

- Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio

- Ipae

- Colégio Chapeuzinho Vermelho

- Bom Jesus

- Colégio Alaor

- PRW

- Colégio Imperador

- Colégio FĂȘnix

- SESI

- Colégio Santa Isabel

- Crescer

- Unicriança

- Colégio São TomĂĄs de Aquino

Outras unidades, além destas, estão em fase de regularização de pendĂȘncias e podem obter o selo tão logo fizerem as adequações necessĂĄrias.

Comunicar erro

ComentĂĄrios

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)