Nova Friburgo: Riograndina celebra 100 anos com festa cultural

Evento em comemoração à data acontece na Praça Nossa Senhora do Rosário, no próximo sábado, (27), a partir das 14h.

Por Redação Portal Fri Notícias em 22/01/2024 às 15:54:46
Foto: Divulgação/Sec. de Cultura

Foto: Divulgação/Sec. de Cultura

No próximo dia 25 de janeiro, o distrito de Riograndina, em Nova Friburgo, RJ, chega à 100 anos de história. Para celebrar a data, a Prefeitura do município, através da Secretaria de Cultura, realizará um evento em comemoração ao Centenário no sábado, (27), na Praça Nossa Senhora do Rosário, no centro do bairro, a partir das 14h.

A programação, que será gratuita, contará com shows de artistas locais como Dj Saulo, Teatro Infantil com a Cia Artes Integradas, Marlon Dias, Israel Lacerda e banda e Thays Sodré, com a participação de Nó Cego.

Na programação, também acontecerá a exposição "Às margens do Rio Grande – 100 anos de Riograndina", da Fundação D. João VI, além da presença do Clube do Trem de Nova Friburgo e a exposição de carros antigos com os Escaravelhos.

Confira a programação:

- 14h - Dj Saulo Emerick

- 15h - Teatro Infantil com a Cia Artes Integradas

- 16h - Marlon Dias

- 18h - Israel Lacerda e banda

- 20h - Thays Sodré e Nó Cego


Riograndina

O 2º distrito de Nova Friburgo, anteriormente denominado como Estação do Rio Grande, foi instituído pela Lei Municipal nº1.809, de 25 de janeiro de 1924, passando a se chamar Riograndina a partir do Decreto Estadual nº 1.056, de 31 de dezembro de 1943.

A região tem agricultura forte e referências históricas da época em que o trem passava por lá, como pontes e tuneis da linha férrea. Outro local icônico do distrito é o Casarão de Riograndina, na antiga estação de trem, onde atualmente funciona um Ponto de Cultura.

Hoje a localidade é composta pelos bairros Alto dos Michéis, Janela das Andorinhas, Nova Zelândia, Maringá e Progresso, além da região central do distrito.

Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)