Edital da Lei Paulo Gustavo do Estado seleciona projeto de Nova Friburgo.

Projeto de curta-metragem "Tarde demais" foi o único da cidade distinguida na categoria

Por Redação Portal Fri Notícias em 30/11/2023 às 22:30:22

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro lançou os editais da Lei Paulo Gustavo em 04 de setembro, pelos quais serão investidos R$ 139 milhões em projetos culturais de diferentes segmentos. Segundo os organizadores, foram inscritas, ao todo, mais de 6.500 ações culturais, de 83 municípios diferentes, sendo 1.677 para os editais de Apoio a Obras Audiovisuais.

O projeto "Tarde demais", do cineasta Luciano Santos, é um suspense psicológico a partir do ponto de vista de uma suicida. O roteiro é baseado no conto "Tarde demais para Suzanne" do autor friburguense George dos Santos Pacheco. Nessa trama sobre o sentido da vida, os produtores buscam provocar a audiência a refletir sobre como evitar uma jornada de morte, antes que seja "Tarde demais".

Ainda não há data para o início da produção do curta-metragem , mas Luciano Santos é otimista. "Desde o início tínhamos muitas ideias para colocar no filme, roteiro, equipe, locações e efeitos demandavam recursos que só a seleção em um edital da monta da Lei Paulo Gustavo podia abarcar. Buscamos diversas parcerias e alternativas, passamos inclusive por uma pandemia.... até que o Santo Paulo Gustavo atendeu as nossas preces! Agora é partir pra realização!", afirma Luciano.

Em 2014, Luciano Santos e Ilson Junior produziram, de forma independente, o curta "A Dama da Noite", também baseado na obra de Pacheco. O filme, disponível no YouTube e exibido em diversos festivais, trata da história de um misterioso encontro entre um taxista e uma mulher, em seu insinuante vestido vermelho, em sua última viagem de um desgastante dia trabalho.

Sobre os autores

George dos Santos Pacheco é professor e escritor. Autor de treze livros, entre eles o aclamado thriller de suspense "O Pacto", estreou na ficção com o romance "O fantasma do Mare Dei", em 2010. Laureado em diversos concursos literários, também escreveu o livro de contos, "Tarde demais para Suzanne", o erótico "Uma Aventura Perigosa", além da autoficção "O mundo é pequeno demais para nós dois". O conto "A Dama da Noite" foi adaptado para um curta metragem homônimo em 2014, fruto da parceria com o cineasta Luciano Santos. Em 2017 e 2018, organizou a antologia Nova Friburgo: Contos, Crônicas, e Declarações de Amor.

Luciano de Oliveira Santos é ator, roteirista, cinegrafista, diretor, editor, gestor cultural e produtor independente, desenvolvendo trabalhos nas áreas do audiovisual, como roteiros, documentários, novas mídias institucionais, produção de filmes, séries, e minisséries, destacando-se nas oficinas do FRICINE e com os filmes "Pedido de Oração" , "A Dama da Noite ", "Em Busca do Omegatrone" e a web serie "Outro Lado" com várias premiações internacionais.


Foto: Divulgação

Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)