Petrópolis, RJ, terá um heliporto para atender saúde, Defesa Civil, forças de segurança e turismo

O projeto, já aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil, faz parte do Plano Aeroviário do Estado desde 2010 e prevê que a estrutura seja construída próximo ao Parque de Exposições de Itaipava.

Por Redação Portal Fri Notícias em 11/07/2023 às 21:52:30
Reunião do Petrópolis 2030 com o secretario Washignton Reis (Foto: Divulgação)

Reunião do Petrópolis 2030 com o secretario Washignton Reis (Foto: Divulgação)

Com ênfase no socorro de pacientes, transporte de órgãos para transplantes, acesso para Defesa Civil, forças de segurança e ainda movimentação no turismo, Petrópolis terá um heliporto, o primeiro da região serrana.

O projeto tem o sinal verde da Secretaria estadual de Transportes que anunciou oficialmente nesta terça-feira (11) a meta de fazer o projeto, que existe desde 2010, sair do papel. O secretário Washington Reis recebeu representantes do Petrópolis 2030 para alinhar a execução do pleito apresentado pelo movimento empresarial que reúne 26 entidades do município.

"Vamos implementar em Petrópolis um heliporto com capacidade para seis aeronaves simultaneamente porque entendemos que a cidade precisa de uma estrutura que pode ser usada também por outros municípios da região serrana", anunciou o secretário estadual de Transportes, Washington Reis.

Representando o Petrópolis 2030 na reunião, Cláudio Mohammad, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, que organizou o movimento empresarial, agradeceu a Washington Reis e ao secretário estadual de Governo, Bernardo Rossi, que também atuou fortemente para que o projeto fosse resgatado e agora viabilizado. Reis frisou ainda a diferenciação de um heliporto que, além de área para pouso e decolagem de helicópteros, dispõe de instalações complementares, como pátios ou hangares para estacionamento e manutenção das aeronaves.

"O governador Cláudio Castro também dá mais uma demonstração de que é entusiasta de Petrópolis e quer ajudar a cidade a conquistar a estrutura que possibilite seu crescimento econômico. A reunião teve ainda a participação de Ronaldo Medeiros, subsecretário de Governo e Charles Rossi, assessor da pasta estadual, além de Albano 'Baninho' Filho, assessor da Casa Civil e técnicos da Secretaria de Transportes.

A meta é que o heliporto sirva, principalmente, às forças de segurança. "São situações em que bombeiros, sobretudo, precisam ter celeridade no acesso a Petrópolis e cidades vizinhas. Assim como forças de segurança como polícia e Defesa Civil e equipes de saúde. O objetivo é que o ponto de pouso e decolagem das aeronaves tenha essa prioridade", classifica Cláudio Mohammad, lembrando ainda a estrutura pode e deve ser usada como um mecanismo para que Petrópolis se sobressaia no turismo, em especial, o de negócios.

O projeto, já aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil, faz parte do Plano Aeroviário do Estado desde 2010 e prevê que a estrutura seja construída próximo ao Parque de Exposições de Itaipava. Hoje, o pouso de aeronaves do tipo na cidade só é possível em campos de futebol e áreas muito amplas cedidas ou alugadas para forças de segurança, hospitais e empresários.

O Plano Aeroviário do Estado, há 13 anos, previa um heliporto em Petrópolis, além de outras seis cidades fluminenses. O governo do Estado, agora, ouvindo o pleito do Petrópolis 2030 que listou 20 projetos estruturais para alavancar o desenvolvimento econômico da cidade, assinalou que o projeto será executado.

O movimento Petrópolis foi criado em abril deste ano com a meta de resgatar projetos que podem alavancar a economia da cidade e reverter um quadro de esvaziamento econômico. Reunidas, 25 instituições que representam indústria, comércio, turismo entre outras atividades econômicas, elencaram 20 propostas básicas de obras, programas e equipamentos que podem mudar essa realidade e estabeleceram como meta o ano de 2030 para que estejam em funcionamento estas reivindicações.

"O heliporto é apenas uma dessas pautas. Estamos felizes que temos mais esse avanço, mais um projeto que sai do papel, dentre as propostas que vão gerar estrutura e ambiente favoráveis a novos negócios e expansão dos já existentes", afirma Cláudio Mohammad, destacando que elas são focadas em facilidade de acesso à cidade, formação educacional e estrutura para atrair indústrias, por exemplo.

A pauta inclui a revitalização da Rua Teresa, um centro de convenções, uma escola de cervejaria, melhoria no abastecimento de energia, expansão do gás natural encanado e investimentos em segurança. Também entraram nesta lista pleitos como um radar meteorológico de última geração, uma agência de desenvolvimento econômico, a criação da Faculdade de Tecnologia e a inclusão de um curso de tecnologia (programação de computadores) no ensino médio em Petrópolis, além de uma campanha de divulgação da cidade para consolidar o turismo e atrair investimentos.


Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)