Mulheres empreendedoras se reúnem em encontro do CMEC Nova Friburgo

Primeira reunião do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura de Nova Friburgo, aconteceu nesta quarta, (21), no auditório da ACIANF.

Por Redação Portal Fri Notícias em 22/02/2024 às 14:33:38
Foto: Divulgação/Acianf

Foto: Divulgação/Acianf

Na manhã da última quarta-feira, (21), mulheres empreendedoras de Nova Friburgo e as representantes do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura de Nova Friburgo se encontraram no auditório da ACIANF para a primeira reunião de trabalho do CMEC NF.

Inicialmente, a supervisora de comunicação da ACIANF e coordenadora do CMEC NF, Anne Marjie, sugeriu uma dinâmica em que as mulheres presentes colocassem post-its em suas costas e deixassem que as outras escrevessem naquele papel características positivas que, através da primeira impressão que passaram, as participantes achavam que as definiam.

Esse julgamento acontece diariamente: a todo momento estamos sendo observados pela forma como nos portamos e parecemos - e esse fenômeno é ainda mais amplificado quando se é uma mulher empreendedora.

Após a dinâmica, Anne Marjie realizou a apresentação da ACIANF e passou a palavra para a Consultora do CMEC RJ, Josanne Marchon, responsável por trazer a ideia da criação do CMEC para Nova Friburgo. Em seu discurso, ela destacou a parceria dos CMECs com o Sebrae Nacional: "Todos os grupos, todos os times são sempre muito bem vindos. (...) O objetivo do CMEC RJ é tentar identificar as demandas de cada região e responder com capacitações, treinamentos, palestras em parceria com o Sebrae (...)". Durante o pronunciamento da Consultora, a Analista do Sebrae RJ, Lhais Hadassa reforçou a preocupação da instituição em capacitar e fortalecer o empresariado feminino através da iniciativa Sebrae Delas.

A Presidente do CMEC Nova Friburgo, Fabiana Kaiuca, apresentou parte da estrutura e da importância desse grupo, evidenciando que "Estou aqui para servir e ser como um braço para vocês. (...) [Por exemplo] a nano e micro empresária precisa estar escutando como o Conselho pode servir à ela, como a gente pode ajudá-la, como o Sebrae pode ajudá-la (...)". Tivemos participações ilustres na reunião: a Conselheira Executiva do CMEC Nacional, Izabel Mendes e a integrante do CMEC Barra Mansa, Elaine Daniel, enviaram mensagens de apoio e depoimento pessoal, destacando o quanto o CMEC foi um agente transformador em suas vidas!

Fabiana também apresentou as atuais Coordenações do CMEC Nova Friburgo: Relacionamento e Parcerias, Capacitações e Projetos, além de apresentar a Vice-Presidente Priscilla Franco! Também destacou que serão criadas mais coordenações, como a Coordenação de Agronegócios e Coordenação Jurídica, e que o mapeamento está sendo realizado para que as futuras coordenadoras sejam escolhidas de forma assertiva. Cada uma das atuais Coordenadoras teve espaço para contar um pouco sobre a sua história de vida, suas conquistas profissionais e como poderá ajudar as mulheres empreendedoras participantes do CMEC em suas jornadas.

Durante seu discurso, Priscilla Franco destacou a importância de ter grandes frentes e instituições que têm sua atenção voltada para as mulheres empreendedoras: "Eu percebo que como a gente tem instituições tão maravilhosas como a ACIANF e o Sebrae olhando especificamente para o empreendedorismo feminino, a gente tem um movimento muito interessante que pode fazer a diferença na minha vida e na vida de vocês!".

Anne Marjie foi apresentada como Coordenadora de Relacionamento e Parcerias do CMEC NF e aproveitou para oferecer um benefício para as empreendedoras em parceria com a ZOOM: todas as mulheres presentes ganharam um VT GRATUITO da sua empresa no Vitrine ACIANF - programa da ZOOM que divulga empresas friburguenses na TV, com filmagem, locução e toda a produção custeadas pela produtora e pela ACIANF.

Da esquerda para a direita: Anne Marjie, Aline Parise, Milena Fernandes e Priscilla Franco (Foto: Divulgação/Acianf)

A Coordenadora de Capacitações e diretora do MasterMind Região Serrana, Milena Fernandes, contou sua inspiradora história de superação, onde saiu de uma relação abusiva, perdeu sua casa, seu carro e seus bens, para se reinventar como empreendedora e se tornar especialista em Liderança, coordenando uma das franquias de treinamentos mais bem sucedidas da região. Milena reiterou que "Entendo o CMEC como um guarda-chuva que vai cuidar de todos os outros movimentos femininos que existem (...) Quanto mais mulheres alcançadas, mais mulheres podemos tirar de situações que sabemos que existem. Muitas precisam de ajuda no básico, são coisas pequenas que vão levar elas para outros caminhos, então cabe à gente acolher e ajudar".

A última apresentada foi a Coordenadora de Projetos, Aline Parise, que tem mais de uma década de experiência em Educação e Vendas e também é especialista em Marketing, Liderança, Coaching e Gestão Empresarial. Nesse sentido, ela apresentou uma dinâmica chamada "Elevator Pitch" que tem como objetivo criar uma fala de aproximadamente 1 minuto para vender o seu negócio ou produto, para ser usada em situações ou encontros onde o tempo é escasso, mas você visualiza uma oportunidade de venda. Após a explicação sobre como construir essa fala, todas as mulheres presentes tiveram a oportunidade de apresentar seu negócio e realizar Networking em 1 minuto!


Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)