Nova Friburgo: Livro da Mostra da Socioagrobiodiversidade será apresentado dia 16 de dezembro

Apresentação acontece às 10h, na Usina Cultural Energisa, no Centro da cidade.

Por Redação Portal Fri Notícias em 07/12/2023 às 14:30:40

O livro da 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade em Nova Friburgo será apresentado no dia 16 de dezembro de 2023 (sábado), às 10 horas, na Usina Cultural ENERGISA (Praça Getúlio Vargas, 55 - Centro), com a presença do Diretor-Presidente da ENERGISA Minas Rio, Eduardo Mantovani, e a Coordenadora de Investimento Social da Energisa, Delania Azevedo.

A 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade se destinou a exibição, a sociabilização e a documentação de conhecimentos e produções construídas a partir da inter-relação entre as diversidades biológica e de sistemas socioculturais variados da cadeia socioprodutiva da Socioagrobiodiversidade, resultantes de uma sucessão de processos em Educação, Pesquisa, Manejo, Produção, Beneficiamento e/ou Comercialização de produtos, bens e/ou serviços, incorporado de valores, saberes e identidade cultural da multiculturalidade montana.

A Ação de Extensão foi programada para reunir em uma publicação impressa relatos e registros de informações relevantes resultantes dos debates realizados principalmente nas Rodas de Conversas, que ocorreram durante as seis edições temáticas da Mostra (fevereiro a julho de 2023 - sempre no segundo sábado de cada mês, na Usina Cultural), objetivando a sistematização de dados em proposições para nortear políticas públicas.

O trabalho de apuração contou com alunos voluntários da UFRJ (Universidade Federal do Rio De Janeiro) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH / Instituto de Psicologia – IP / Diretoria Adjunta de Extensão (DAEXT) - Programa de Extensão Saberes e Ocupações Tradicionais: Henrique de A. J. Abreu, Laís C. Romeiro e Yuri A. M. Correa (estudantes extensionistas de graduação); Aya Nala e Gustavo Melo, relatoria e redação das Rodas de Conversa; professora Márcia Lobosco, consultoria para a publicação impressa; Françoise Lengruber, apoio à pesquisa; Alessandro Rifan, consultor da Mostra; e Scheila Santiago, organizadora da publicação e produtora executiva da Mostra da Socioagrobiodiversidade.

Quem adquirir o livro gratuitamente conhecerá um pouco dos expositores que participaram da Feira Biocultural, assim como registros das Oficinas Socioeducativas, apresentações de Expressões Culturais e Exposição Fotográfica. Com 124 páginas, o livro foi editado pela In Media Res, de Nova Friburgo/RJ.

A 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade é uma realização de Na Rede com Scheila, com patrocínio da ENERGISA e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O evento contou com o apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, além das parcerias com a UFRJ, Reserva Ecológica Rio Bonito de Lumiar, Takakurando, Organokits, Reciclotrom e Instituto Araticum.

SERVIÇO

Apresentação do Livro da 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade 2023 / NF
Data: 16 de dezembro de 2023 (sábado)
Horário: 10 horas
Local: Usina Cultural ENERGISA (Praça Getúlio Vargas, 55 - Centro - Nova Friburgo/RJ)

Entrada franca

Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)