Final do Desafio dos Chefs do Petrópolis Gourmet é disputada nesta terça, (21).

Cinco chefs disputam uma viagem de 15 dias a Portugal com tudo pago.

Por Redação Portal Fri Notícias em 20/11/2023 às 19:29:21

O Petrópolis Convention & Visitors Bureau, organizador do concurso Desafio dos Chefs, um dos pontos altos do Petrópolis Gourmet 2023, promove nesta terça-feira (21), às 10h30, a prova final do Desafio dos Chefs. A disputa vai ser realizada no Senac, parceiro do PC&VB neste evento e estão na final Clícia Thainna (Casarão Odin), Henrique Schimel (Osteria de la Campana), Ítalo Varjão (Brassaria Matriz), Sebah Peixoto (Olivo Cucina Italiana) e Silvana Henrichs (Adega Santarém). O vencedor ganha uma viagem de 15 dias a Portugal, com tudo pago e curso na renomada Cozinha Ricci, do chef Márcio Ricci, curador do festival.

Foram quatro eliminatórias marcadas por intensidade e entusiasmo, com chefs locais talentosos demonstrando habilidade e criatividade na cozinha. Os competidores enfrentaram a incógnita da 'caixa surpresa', só revelada no momento da prova, composta por ingredientes como filet mignon, alho poró, batata doce, banana da terra, jiló e fubá. A tarefa era criar pratos extraordinários em uma competição acirrada, com a prova mantida sob sete chaves. Para a final, o mesmo sistema será aplicado: os competidores vão receber a 'caixa surpresa' apenas no momento da prova e terão 90 minutos para compor o prato e mostrar toda a sua habilidade.

Múcio Mafacciolli, diretor de Gastronomia do Petrópolis Convention e organizador da disputa, destaca a escolha de um mesmo prato para todos, garantindo equidade. Ele ressalta o caráter de reverenciar os chefs locais, destacando a competição como saudável e prazerosa para todos os participantes. "Uma maratona que traz como recompensa a integração dos chefs, a celebração da gastronomia, a visibilidade para nosso polo gastronômico e também a afetividade, tema do festival e que marcou a competição. Todos os chefs estão de parabéns pela competência e dedicação", assinala.

A equipe de jurados, composta por Márcio Ricci, Rula Simões e Gustavo Aronovick, terá a missão de avaliar os pratos em critérios como sabor, textura, técnica e empratamento. Márcio Ricci, renomado chef em Portugal e curador do Petrópolis Gourmet 2023; Rula Simões, especialista em culinária grega chef destacada e Gustavo Aronovick, referência em alimentação orgânica e sustentável, trazem sua expertise à competição. Eles anunciaram os finalistas nas redes sociais do PC&VB e do Petrópolis Gourmet evidenciando a emoção da competição e a excelência dos competidores 'orgulho para nossa cidade'.

Finalistas

Samir el Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention, destaca o compromisso da cidade com a excelência, inovação e experiências culinárias extraordinárias. "O Desafio dos Chefs é mais uma atração que reforça o Petrópolis Gourmet como um evento de destaque no cenário gastronômico nacional, promovendo o turismo gastronômico e consolidando Petrópolis como um destino para amantes da boa comida.

A jornada culinária do quinto maior festival gastronômico do país, realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau segue até o dia 26, em 45 estabelecimentos quem têm pratos especiais do tema "Cozinhando com afeto: receitas e memórias de família" e uma agenda que interage com o público nas ruas e praças da cidade e em ambientes de parceiros. O Petrópolis Gourmet é uma realização do Petrópolis Convention & Visitors Bureau e para acompanhar essa celebração gastronômica repleta de sabores, aprendizado e solidariedade, basta acessar a programação completa no site oficial do evento.

Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)